Politica

Frota quer explicações em possível sabatina

Correio Braziliense
postado em 28/01/2020 04:18
O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) tem em mãos um requerimento para solicitar a convocação de Regina Duarte a uma sabatina na Comissão de Cultura da Câmara, caso ela aceite o convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir o ex-secretário especial da Cultura Roberto Alvim, exonerado depois da divulgação, no dia 16, de um vídeo com referências a Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha Nazista de Adolf Hitler. 

Cotada para assumir o posto, a atriz manifestou em redes sociais sua vontade de contribuir com o atual governo. Segundo Frota, o pedido será protocolado assim que o nome dela for confirmado para a chefia da pasta. O parlamentar quer promover a conversa de Regina com deputados e senadores para que a atriz possa apresentar o plano cultural que tem para o país. “Ela vai ter a oportunidade de falar o que pensa, o que quer e como vai agir. A gente espera que ela chegue para agregar e que tenha bons planos para a cultura, visto que o Bolsonaro, infelizmente, apequenou a cultura do Brasil. Precisamos fazê-lo entender que a cultura é muito maior do que ele. Portanto, na sabatina, a Regina vai ter a oportunidade de mostrar que veio para mudar alguma coisa, pois nós já temos quase 14 meses de governo e nada foi feito de bom para a cultura”, disse o parlamentar. 

A partir da protocolação do pedido, o deputado estima que a sabatina seja feita em até 10 dias. “Esperamos que ela nos mostre toda a sua planilha e, também, a equipe dela. Queremos saber quem serão seus secretários, principalmente o do Audiovisual, que tem sido um transtorno para os produtores e atores brasileiros devido à censura e à perseguição do Bolsonaro contra a classe artística. O presidente é vingativo e não gosta de cultura. Isso está errado. O país é um celeiro cultural, que precisa ser respeitado”, disse. 

Mudanças prévias
Para Frota, o interrogatório servirá para a atriz explicar a razão de já ter promovido mudanças na Secretaria Especial da Cultura, mesmo sem ter aceitado oficialmente o convite de Bolsonaro. Na quinta-feira, Regina  escolheu a reverenda Jane Silva, atual secretária da Diversidade Cultural, para assumir interinamente o posto de secretária-adjunta do órgão. Frota espera, ainda, que ela se justifique sobre uma declaração que teria feito a respeito de não querer morar em Brasília, mas, sim, apenas passar alguns dias na capital do país.

“Me chama a atenção ela, antes de assumir a pasta, já começar a convocar e escalar pessoas do segundo e do terceiro escalão. Ainda por cima, diz que não quer morar em Brasília. Eu acho que esse trabalho requer um envolvimento total. Além disso, ela precisa ser imparcial. Não pode ser ideológica nem entrar no grupo reacionário do Bolsonaro. A nossa cultura tem que ser aberta”, disse.  

Frota também quer uma justificativa sobre a dívida de R$ 319,6 mil de uma empresa da atriz ao Fundo Nacional da Cultura, devido a um financiamento com base na Lei Rouanet. “Ela tem que explicar o fato de ser uma das devedoras da Lei Rouanet. No momento em que ela assumir a pasta, ela precisa dar uma explicação”, disse.

“Me chama a atenção ela, antes de assumir a pasta, já começar a convocar e escalar pessoas do segundo e do terceiro escalão. Ainda por cima, diz que não quer morar em Brasília. Eu acho que esse trabalho requer um envolvimento total"
Alexandre Frota, deputado federal (PSDB-SP) 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags