Politica

Exonerado por uso de avião da FAB, Santini ocupará novo cargo na Casa Civil

O ex secretário-executivo da pasta será agora Secretaria Especial de Relacionamento Externo no mesmo órgão

Correio Braziliense
postado em 29/01/2020 22:57

O ex secretário-executivo da pasta será agora Secretaria Especial de Relacionamento Externo no mesmo órgãoO ex secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini, exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após ter utilizado o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar à Suíça e à Índia, ocupará novamente um cargo na pasta. Dessa vez, como assessor especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil. A nova função foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (29), poucas horas após sua exoneração.

 

A saída dele foi decidida no mesmo dia em que Bolsonaro retornou da viagem à Nova Délhi, na última terça-feira (28). O chefe do Executivo se mostrou incomodado com o uso da aeronave e afirmou que Santini deveria ter viajado em voo comercial, a exemplo de outros ministros. 

 

O presidente ainda lembrou que, quando não era presidente da República, viajou para a Ásia em aviões comerciais e de classe econômica. A justificativa que chegou a seu conhecimento apontava que Santini precisou usar o avião da FAB em decorrência de uma reunião com ministros em Davos. “Essa desculpa não vale, tá ok?”, criticou. Bolsonaro chegou a caracterizar como inadmissível o gasto de recursos públicos da forma conduzida por Santini. “O que ele fez não é ilegal, mas é completamente imoral”, acusou. Segundo ele, outras medidas poderiam ser tomadas contra ele.

 

No mesmo dia, porém, Bolsonaro não bancou que Santini ficaria impossibilitado de assumir outros cargos no governo e na própria Casa Civil. “Deixa de ser (secretário) executivo da Casa Civil. Isso está decidido. Vou conversar com o Onyx se tem mais alguma medida contra ele”, explicou. 

 

Como o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, está de férias nos Estados Unidos, Santini viajou na posição de ministro em exercício. O ex número 2 do governo chegou a dar "carona" para duas assessoras.

 

Na nova função, Santini será remunerado em R$ 16.944,90. No antigo cargo, o vencimentos bruto era de R$ 17.327,65 mensais. 

 

Ainda nesta quarta-feira (29), foi publicada a nomeação do novo secretário-executivo da Casa Civil, Fernando Wandscheer de Moura Alves, que já pertencia à equipe. Foi ele quem assinou a nomeação de Santini para o  atual cargo.

 

O Correio procurou a Casa Civil para comentar sobre o assunto. A assessoria informou que o “Presidente e Vicente Santini conversaram e o presidente entendeu que o Santini deve seguir colaborando com o governo”.

 

Nos bastidores, a  informação é de que os filhos do presidente também teriam pedido pela permanência de Santini na pasta. Filho de general do Exército, Santini é amigo de infância de Flávio e Eduardo Bolsonaro.

MP

O subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Furtado, pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma investigação contra Santini pelo uso do jato. Ele chamou de "imoral" a viagem com avião da FAB à Índia. No documento, Furtado pede que seja criada uma tomada de contas especial “pelo dano causado ao erário por ato flagrantemente antieconômico”. O processo de tomada de contas poderá resultar num pedido de ressarcimento aos cofres públicos.

 

“Ato flagrantemente imoral e antieconômico!!! Louvo a atitude do Presidente Bolsonaro no sentido de promover a destituição de Vicente Santini do cargo de Secretário Executivo da Casa Civil. Nada obstante, entendo que, ante a imoralidade do fato e o seu indubitável caráter antieconômico, reconhecidos pelo próprio Presidente da República,  o caso requer a imediata atuação do TCU, com vistas a conhecer e avaliar a utilização de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte do Sr. Vicente Santini — então Secretário Executivo da Casa Civil — e mais duas assessoras, de Davos (Suíça) à Nova Déli (Índia), embora pudessem ter optado por voo comercial, sem prejuízo de que seja determinada a instauração da competente tomada de contas especial", diz outro trecho do documento, despachado antes da nova atribuição de Santini. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags