Correio Braziliense
postado em 30/01/2020 04:03
Cantores sertanejos foram, ontem, ao Palácio do Planalto, para uma cerimônia de apoio ao governo. O presidente Jair Bolsonaro recebeu muitos afagos, chegando a ser classificado como “maior governante” da história do país. Ele recebeu um convite para a próxima edição da Festa do Peão de Barretos e ouviu apelos para promover demandas que possam beneficiar a economia criativa no país.
Os artistas se sentiram em casa. O sertanejo Cuiabano Lima, conhecido como A Voz de Barretos e locutor de rodeios em todo o país, leu a carta de apoio da classe ao governo. “Os artistas sertanejos, que percorrem todos os cantos deste grandioso Brasil e vivenciam todos os dilemas e dificuldades do povo brasileiro, encontraram no governo do presidente Bolsonaro essa postura de um governante que trabalha em prol de seu povo, de seu país”, afirmou, na leitura de um trecho.
A categoria também se posicionou favorável a pautas do Executivo. “A retomada do crescimento econômico e da geração de empregos, o combate à corrupção, o resgate de valores da sociedade, desejos de toda a população brasileira, exigiam atuação corajosa e eficiente do governo federal”, disseram no texto. “O país carecia de um ambiente institucional e político estável, com políticas públicas voltadas para o bem-estar da população brasileira, num ambiente econômico saudável e sustentável.”
O presidente da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), Doreni Caramori, elogiou o governo, mas apresentou três demandas para o setor da economia criativa. Pediu a rediscussão da política da meia-entrada e do monopólio do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) — entidade privada responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais das músicas aos seus autores. Ele cobrou, ainda, a regulamentação de normas para flexibilizar as contratações de trabalhadores no setor.
Bolsonaro, por sua vez, afirmou que os empregadores e produtores são os “patrões” do país, não ele. Ressaltou que, não encontrando obstáculos jurídicos ou constitucionais, apresentará decretos ou projetos que possam favorecer a categoria. (RC)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.