Politica

Com autoridades, STF realiza sessão de abertura do ano no Poder Judiciário

Diversas autoridades dos Três Poderes, como o vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro Sérgio Moro compareceram a cerimônia

Correio Braziliense
postado em 03/02/2020 10:59

Sessão no STFO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, realizou a abertura da primeira sessão do ano no Poder Judiciário, nesta segunda-feira (3/2). Autoridades dos Três Poderes compareceram ao plenário, entre elas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

 

Além disso, o ministro da Justiça, Sérgio Moro e ex-ministros do STF, como Sepúlveda Pertence, compareceram a sessão. Toffoli destacou que, em 2019, o Supremo julgou casos polêmicos e de grande impacto social e econômico. “Em 2020 permaneceremos empenhados em garantir os direitos fundamentais e a segurança jurídica do país. Faremos isso mantendo um diálogo institucional com todos os poderes”, afirmou o ministro Toffoli.

 

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, o segundo a discursar, lembrou sobre alterações na lei realizadas no ano passado pelo Congresso e que entraram em vigor neste ano. "O advogado é indispensável a administração da Justiça. Assim, inauguramos o ano do Judiciário para a vigência de importantes legislações aprovadas no Congresso. Cito em especial a lei do abuso de autoridade, que criminaliza a violação das prerrogativas dos advogados", afirmou.

 

Felipe destacou também a criação do juiz das garantias, para atuar na fase de investigação. Este instituto está suspenso, por tempo indeterminado por uma decisão do ministro Luiz Fux. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags