Politica

Geddel Vieira Lima deve ter progressão de regime e ir para o semiaberto

O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo cumpre pena por lavagem de dinheiro e associação criminosa

Correio Braziliense
postado em 03/02/2020 19:25

O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo cumpre pena por lavagem de dinheiro e associação criminosaO ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, deve ser beneficiado com progressão de regime e ir para o semiaberto. O benefício está relacionado com a pena que ele cumpre por lavagem de dinheiro e associação criminosa. A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu parecer favorável para a mudança.

 

A Polícia Federal prendeu Geddel  após apreender um montante de R$ 51 milhões em dinheiro que estavam escondidos em um apartamento em Salvador (BA), em julho de 2017. Denunciado cinco meses depois, o ex-ministro pegou 14 anos e 10 meses de prisão e, agora, reúne as condições para se beneficiar com a progressão de regime. 

 

Segundo a Procuradoria Geral (PGR) divulgou, em seu parecer, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, coordenadora da Grupo de Trabalho da Lava Jato no órgão, destacou que Geddel cumpriu "a fração da pena necessária à progressão para o modelo semiaberto". "A manifestação foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (3)", divulgou a PGR.

 

A defesa de Geddel também pediu redução da pena. O argumento é que o ex-ministro estava trabalhando e estudando na prisão. Araújo afirmou, porém, que, nesse caso, a defesa deverá  encaminhar os documentos para uma avaliação pelo juiz da Vara de Execuções Penais, em primeira instância. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags