Politica

PF abre inquérito para investigar chefe da comunicação de Bolsonaro

Fabio Wajngarten, titular da Secretaria de Comunicação da Presidência, é suspeito de utilizar o cargo para beneficiar a própria empresa

Correio Braziliense
postado em 04/02/2020 16:46
Fabio Wajngarten, titular da Secretaria de Comunicação da PresidênciaA Polícia Federal abriu inquérito, nesta terça-feira (4/2), para investigar o chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Fabio Wajngarten. A corporação apura se ele cometeu os crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Ele nega ter cometido qualquer crime.

As diligências ocorrem a pedido do Ministério Público Federal (MPF) e têm como base reportagem da Folha de S. Paulo. O jornal apontou que Wajngarten tem 95% da sociedade da empresa FW Comunicação, que tem entre seus clientes a agência de publicidade Artcom, que teria recebido a maior parte da verba publicitária redistribuída pela Secom em 2019, de acordo com o jornal.
 
Ainda de acordo com a reportagem, Wajngarten omitiu da Comissão de Ética Pública da Presidência a sociedade e a participação de familiares em empresas que poderiam ser beneficiadas por decisões que cabem ao cargo que ele ocupa no governo.

No mês passado, Wajngarten negou que a Artplan tenha se tornado o grupo com maior volume de recursos de publicidades por ser cliente de sua empresa. Segundo o secretário, "a Artplan ganhou uma concorrência interna entre as agências com contratos com a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República realizada na gestão anterior". 


Conflito de interesses

Saiba Mais

A Lei nº 12.813/2013 determina que agentes públicos do alto escalão do Executivo detalhem informações sobre patrimônio e sociedades em empresas. A intenção é evitar conflitos de interesses e desvios éticos.

A Comissão questionou novamente Wajngarten sobre sua participação em sociedades empresariais. No dia 19 deste mês, o caso deve começar a ser julgado na comissão.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags