Politica

Deputado defende redução do tempo de férias do Poder Judiciário

Para o deputado Rubens Bueno, as férias forenses do Judiciário são um ''privilégio'' que precisa acabar

Correio Braziliense
postado em 05/02/2020 17:28
O deputado afirmou que o funcionamento do Poder Legislativo é  adequado para a realidade em que os parlamentares vivemO deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) defendeu a redução do tempo de férias do Judiciário, durante entrevista ao programa CB.Poder, parceria do Correio com a TV Brasília, nesta quarta-feira (5/2). O deputado é autor de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema. 

"(Defendo a redução), primeiro, porque é um privilégio. Eles têm as férias forenses. Se você somar tudo, dá quase 90 dias por ano. É por isso que nós apresentamos essa PEC, que já fazia parte do relatório dos super-salários. Em março, ela será colocada em votação", disse Rubens. 

O parlamentar aceredita na aprovação da proposta pelos deputados e senadores. "Eu acho que tudo isso tem que ser tratado no seu devido lugar sem abusos. Aquele que deveria fazer valer a lei não pode usar além benefício próprio", afirmou na entrevista (veja a íntegra abaixo ou ouça em formato podcast no Spotify).  

Perguntado sobre privilégios dados aos parlamentares e a reforma política, que permanece travada, Rubens argumentou que os benefícios dados a juízes são muito maiores. "Um juiz faz um concurso para o resto da vida. Até cometendo um crime, vai receber para o resto da vida. O nosso caso é diferente. Nós temos um concurso público a cada quatro anos", disse.
 

Reformas tributária e administrativa

Para Rubens, a reforma tributária representa um desafio maior para o governo do que a reforma da Previdência. "A reforma da Previdência une todos os governos (de estados e municípios), todos eles queriam. Agora, a tributária não tem tanto apoio", avaliou. 

Um risco temido pelos governadores, segundo o deputado, é a perda de receita. "Como podemos manter a máquina funcionando, tirando os impostos dos combustíveis, por exemplo? Se você tirar a receita, o país se torna inviável", afirmou, referindo-se a uma declaração do presidente Jair Bolsonaro, que propôs reduzir taxas federais sobre os combustíveis se os estados "zerarem" o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

De acordo com Rubens, a reforma administrativa deve ser integrada à tributária. "Se você fizer uma reforma administrativa, tem que ver quanto que isso vai custar. E a reforma tributária vai ter que responder a essa pergunta."

Veja a íntegra da entrevista com Rubens Bueno:



*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags