Politica

STJ mantém condenação de Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas Gerais

Azeredo é acusado de peculato e de lavagem de dinheiro e responde processo em liberdade

Correio Braziliense
postado em 11/02/2020 18:57
um homem andando de cabeça baixaO Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, nesta terça-feira (11/2), a condenação do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo no chamado mensalão tucano. Azeredo é acusado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Apesar de reafirmar a culpa, o Tribunal reduziu a pena de 20 anos para 15 anos e sete meses em regime inicial fechado.

O Tribunal entendeu que Azeredo "se utilizou do cargo político que ocupava e da posse indireta do dinheiro público para determinar, por pessoas interpostas, a aquisição de cotas de patrocínio de eventos esportivos que jamais receberam os aportes financeiros".  Os ministros do STJ avaliaram que a condenação em segundo grau de Justiça é baseada em provas documentais e dados bancários oriundos da quebra de sigilo.

A Corte também avaliou que não lhe compete, neste caso, avaliar provas apresentadas nas instâncias inferiores. O ex-governador foi preso em maio do ano passado. Mas foi colocado em liberdade por uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Ele responde o processo em liberdade em decorrência da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a prisão em razão de condenação em segunda instância.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags