Politica

Deputado Carlos Bacelar vira réu no Supremo Tribunal Federal por peculato

Parlamentar é acusado de desviar recursos públicos para pagar funcionários privados em 2007

Correio Braziliense
postado em 11/02/2020 19:01
homem falandoA Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou denúncia contra o deputado João Carlos Bacelar (PL-BA). Com isso, o parlamentar, que é acusado pelo crime de peculato, se tornou réu na Corte. De acordo com as investigações, Bacelar pagou uma empregada doméstica e sua empregada com dinheiro público.

Apesar de contratadas como secretárias parlamentares, de acordo com a denúncia, nenhuma das duas chegou a exercer as funções. A Procuradoria Geral da República (PGR) pede que o deputado seja condenado a perda da função pública e seja obrigado a reparar os danos causados. A defesa de Bacelar negas as acusações e pede absolvição do cliente.  

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que existem "provas suficientes para aceitação da denúncia". De acordo com o magistrado, o deputado praticou o ato de desvio de dinheiro em 2007, quando estava em seu primeiro mandato. Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux e Marco Aurélio Mello acompanharam o relator.

O advogado Bruno Rodrigues, que faz a defesa do parlamentar, afirmou, durante o julgamento, que os depoimentos colhidos foram "imprestáveis", pois uma das testemunhas teria sido enganada com as perguntas dos investigadores. “O que se pretende aqui com o fornecimento da denúncia é tornar indícios imprestáveis em provas”, disse o advogado Bruno Rodrigues.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags