Politica

Bolsonaro assina decreto de logística reversa de eletroeletrônicos

Existem 173 pontos de coleta de eletroeletrônicos no Brasil, o acordo prevê que esse número aumente para 5.000 até 2025

Correio Braziliense
postado em 12/02/2020 20:36

Existem 173 pontos de coleta de eletroeletrônicos no Brasil, o acordo prevê que esse número aumente para 5.000 até 2025O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou na tarde desta quarta-feira (12) um decreto que implementa a logística reversa de eletroeletrônicos no país. O objetivo, segundo o Planalto, é que estados e municípios tenham uma gestão adequada de resíduos sólidos no Brasil.

 

A logística reversa possibilita um conjunto de ações que viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, principalmente itens tecnológicos.

 

A cerimônia no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira,12, também marcou a assinatura de convênios pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e representantes de consórcios e municípios de dez estados brasileiros (RS, MG, PR, SP, MS, CE, SC, RO, MT e GO).

 

Os recursos são do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e o valor total do repasse é de R$ 64 milhões. A iniciativa faz parte da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, política pública lançada pelo Ministério em 2019, e do “Programa Nacional Lixão Zero”.

 

Os convênios complementarão o orçamento das prefeituras para financiar a compra de equipamentos e materiais para a melhoria da gestão de resíduos nos municípios. O repasse poderá ser utilizado para ações e compra de equipamentos para coleta seletiva de resíduos recicláveis, coleta e compostagem de resíduos orgânicos, centrais de triagem e tratamento de resíduos da construção civil, além de instalação de biodigestores, contentores e ecopontos.

 

Durante a coletiva, no entanto, não foram detalhados prazos específicos para o cumprimentos das metas e objetivos do programa. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags