Politica

Escolas de samba adotam tom de protesto no carnaval deste ano

Escolas e sambas-enredo não perdem a chance dar uma alfinetada na situação do país. Estudiosos e personagens explicam que o carnaval também é para cobrar e protestar

Correio Braziliense
postado em 16/02/2020 08:00
No ano passado, o assassinato de Marielle foi lembrado pelo desfile da Mangueira. Para este ano, um Jesus Futebol, religião e política não se discutem. No entanto, há quem diga por aí que os polêmicos temas têm espaço e merecem o debate. No carnaval, a política, por exemplo, é pauta de marchinhas há muito tempo. Mas a vida nacional tem pautado os desfiles da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e até mesmo dividido e polarizado a festa. De acordo com especialistas e compositores, a multiplicação de sambas críticos reflete o país.

A inspiração para as letras muitas vezes vem da tensão social. Para o compositor Luiz Carlos Máximo, 58 anos, da Mangueira, o carnaval, visto como um espaço de desabafo, não poderia refletir outra coisa. “Estamos vivendo em uma sociedade muito polarizada, com uma situação econômica complicada e o samba é uma música popular. Logo, essa tensão que a sociedade vive vai se refletir de alguma forma”, avalia.

O compositor do samba-enredo da atual campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro acredita que, no passado, se viam menos críticas nos sambas porque não havia a tensão social que existe hoje no Brasil. “Isso não mudou do nada. É fruto da tensão social que estamos vivendo”, reforçou. Para Luiz Carlos, o samba deste ano, que vai contar a história de Jesus Cristo, como um Jesus “da gente”, está ligado de alguma forma com o do ano passado.

A música que levou a escola a conquistar o título de campeã de 2019 contava a história do Brasil pela ótica dos heróis populares. No desfile, negros e índios foram reconhecidos como representantes da história do país. A vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, foi uma das personalidades homenageadas.

Este ano, a polêmica vem de um trecho que muitos consideram como crítica direta ao presidente Jair Bolsonaro. Para Luiz, o trecho “Favela, pega a visão/Não tem futuro sem partilha/Nem Messias de arma na mão” (quadro ao lado) é muito mais do que uma coisa objetiva.

Membro do núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Inocêncio concorda com o compositor e acredita que o momento é propício para dar visibilidade às pessoas das comunidades. “Depois do carnaval o que sobra para essas pessoas, infelizmente, são as páginas policiais”, reflete.

Nelson reforça a influência dos tempos atuais como inspiração na hora de compor as letras. “Tem tudo a ver com a conjuntura. As pessoas estão externando questões problemáticas”, avalia.

O professor do Departamento de Artes Visuais da UnB acredita que o grito que vem da avenida é um chamado à reflexão. “Estamos muito além dessa ideia de samba de ‘crioulo doido’. São crioulos lúcidos. Se a arte serve somente ao entretenimento, empobrece”, completa.

Temas diferenciados

A religião será apenas um dos temas expostos pelas escolas de samba na avenida em 2020. Assim como a Mangueira, a Acadêmicos do Grande Rio trata de religião, conta a história do pai de santo Joãozinho da Gomeia e traz um debate sobre a intolerância religiosa. Em um dos trechos, a Grande Rio clama: “Eu respeito seu amém, você respeita meu axé”. Já o enredo da Portela, quarta colocada em 2019, levará para a avenida os índios que habitavam o Rio antes dos colonizadores. As críticas vêm em tempos de desmatamento e um forte debate sobre as terras indígenas, que, segundo o presidente Bolsonaro, têm tamanho “abusivo”.

Mesmo nos sambas criados para homenagearem determinado lugar ou pessoa, é possível encontrar críticas sociais. O enredo da Unidos da Tijuca, criado para destacar as belezas, arquitetura e urbanismo do Rio de Janeiro, também cobra mais atenção com o povo carioca. “Dignidade não é luxo, nem favor”, diz o samba composto por Dudu Nobre, Totonho, André Diniz, Fadico e Jorge Aragão.

Para Dudu, o carnaval sempre abordou assuntos do dia a dia e a política, que faz parte do cotidiano, também. “O último samba-enredo da Mangueira tinha um pouco disso e acabou consagrando a escola como campeã. A tendência é ver outros carnavalescos indo por esse caminho”, analisa, em conversa com o Correio.

O cantor e compositor citou o momento vivido no Rio e o prefeito Marcelo Crivella como um dos pontos de destaque no samba-enredo da Unidos da Tijuca. “É um prefeito que nunca pisou na Marquês de Sapucaí”, reclama. Apesar de apoiar as críticas, Dudu acredita que é preciso cuidado para abordar certas temáticas. “Temos a liberdade de expressão, mas é preciso saber até onde se vai para não faltar o respeito com crenças e pensamentos políticos”, completa.


Dedo na ferida


    Mangueira 


    “Mas será que todo povo entendeu o meu recado?
    Porque de novo cravejaram o meu corpo
    Os profetas da intolerância
    Sem saber que a esperança
    Brilha mais na escuridão
    Favela, pega a visão
    Não tem futuro sem partilha
    Nem Messias de arma na mão”


    Portela


    “Índio pede paz, mas é de guerra
    Nossa aldeia é sem partido ou facção
    Não tem ‘bispo’, nem se curva a ‘capitão’
    Quando a vida nos ensina
    Não devemos mais errar
    Com a ira de Monã
    Aprendi a respeitar a natureza, o bem viver”


    Unidos da Tijuca

    “Lágrima desce o morro
    Serra que corta a mata
    Mata, a pureza no olhar
    O Rio pede socorro
    É terra que o homem maltrata
    E meu clamor abraça o Redentor
    Pra construir um amanhã melhor”


    São Clemente

    “Abre a janela, aperta o coração
    O filtro é fantasia da beleza
    Na virtual roleta da desilusão
    Brasil, compartilhou, viralizou, nem viu!
    E o país inteiro assim sambou
    Caiu na fake news!”


    Grande Rio 

    “Salve o candomblé, Eparrei Oyá
    Grande Rio é Tata Londirá
    Pelo amor de Deus, pelo amor que há na fé
    Eu respeito seu amém
    Você respeita meu axé”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags