Politica

Heleno: parlamentares são "insaciáveis" e contrariam presidencialismo

Ministro foi às redes sociais comentar áudio no qual diz que parlamentares fazem chantagem contra o governo. "Se desejam o parlamentarismo, mudem a constituição"

Correio Braziliense
postado em 19/02/2020 17:17

Ministro foi às redes sociais comentar áudio no qual diz que parlamentares fazem chantagem contra o governo. Ao comentar a repercussão de uma declaração na qual diz que o Congresso faz "chantagem" contra o governo, o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional do Palácio do Planalto, voltou a fazer críticas à postura de alguns parlamentares, que, segundo ele, agem de forma "insaciável". 

 

O ministro afirmou ainda considerar que a divulgação de sua fala foi uma invasão de privacidade — mesmo que o vídeo com a frase polêmica tenha sido compartilhado nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro.

 

"Em mais um lamentável episódio de invasão de privacidade, hábito louvado no Brasil, vazou para a imprensa uma conversa que tive com o Dr. Paulo Guedes e o Gen. Ramos", escreveu Heleno no Twitter. "Ressalto que a opinião é de minha inteira responsabilidade e não é fruto de qualquer conversa anterior, seja com o Sr. Presidente da República, com o Min. Paulo Guedes, com o Min. Ramos, ou com qualquer outro ministro", prosseguiu.


Parlamentarismo

Em seguida, o general chama as reivindicação de alguns deputados e senadores de insaciáveis e, sem citar nomes, diz que a atuação desse grupo contraria "os preceitos de um regime presidencialista".

"Externei minha visão sobre as insaciáveis reivindicações de alguns parlamentares por fatias do orçamento impositivo, o que reduz, substancialmente, o orçamento do Poder Executivo e de seus respectivos ministérios. Isso, a meu ver, prejudica a atuação do Executivo e contraria os preceitos de um regime presidencialista. Se desejam o parlamentarismo, mudem a constituição. Sendo assim, não falarei mais sobre o assunto."

 

A manifestação de Heleno nas redes sociais veio depois da divulgação de sua fala na qual ele se mostrava irritado com as negociações do governo com deputados sobre o orçamento. “Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. F***-se”, disse Heleno.

 

A divulgação do vídeo repercutiu negativamente no Congresso. Enquanto a oposição fala em convocar o general para dar explicações, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), consideraram a fala de Heleno "antidemocrática".


"Nada a declarar"

Após toda a repercussão e as postagens nas redes sociais, o general optou por ficar calado ao ser questionado por jornalistas sobre o tema, na tarde desta quarta-feira. "Não tenho nada a declarar", limitou-se a dizer no Palácio do Planalto, após a cerimônia de lançamento do Centenário Olímpico do Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags