Politica

Insatisfação de policiais é "extremamente perigosa", diz Major Olímpio

O senador Major Olímpio afirma que há uma onda de insatisfação entre membros das polícias militares de diferentes estados com "baixos salários e péssimas condições de trabalho"

Correio Braziliense
postado em 19/02/2020 20:32
Major OlímpioO líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), alertou, em entrevista ao Correio, que é "extremamente delicada e perigosa" a onda de insatisfação entre membros das polícias militares de diferentes estados do país com "baixos salários e péssimas condições de trabalho".

Sobre o ocorrido com o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE), baleado na tarde desta quarta-feira (19/2), durante protesto contra a greve da PM do Ceará, na cidade de Sobral, Olímpio disse que pediu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para criar uma comissão externa de senadores com o objetivo de ir ao estado buscar uma solução para o impasse.

"A Constituição Federal proíbe os membros das Forças Armadas e das polícias de fazerem greve. Então alguns governadores acreditam que, em razão disso, podem adiar o atendimento a diversos pleitos desses segmentos. Mas chega o dia em que a força do Código Penal Militar e do Regime Disciplinar é menor do que a fome e outras necessidades básicas da família do policial. E aí ocorre o que temos visto em diferentes partes do país", disse o senador paulista, que é policial militar. 

 
"Cid se espôs a um grande risco" 

O parlamentar disse também que Cid Gomes "se expôs a um grande riscoao tentar furar um bloqueio de PMs com uma retroescavadeira. Segundo ele, tensões semelhantes têm ocorrido em diferentes partes do país.

Saiba Mais

"Temos visto em alguns estados, como Ceará, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, focos de insatisfação de policiais com baixos vencimentos, péssimas condições de trabalho, falta dos equipamentos necessários para a segurança, insatisfação com as reformas dos sistemas previdenciários nos estados. Ou seja, é uma situação extremamente delicada, extremamente perigosa", afirmou Major Olímpio, que também divulgou uma nota sobre as providências tomadas desde que tomou conhecimento do ocorrido com Cid Gomes.

"Propus ao Presidente do Senado, Davi Alcolumbre que crie emergencialmente uma comissão do Senado que vá já para o Ceará. Conflitos com policiais, manifestações de rua, acionamento de forças federais, tudo para acabar em tragédia. Momento de negociação com muita cama [calma] e experiência. Já me coloquei à disposição para fazer parte dessa comissão!", afirmou o senador, no comunicado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags