Politica

Maia diz que ''criar tensão institucional não ajuda o país''

Presidente da Câmara se manifestou em resposta ao compartilhamento de Bolsonaro sobre ato contra o Congresso via WhatsApp

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 13:39
Presidente da Câmara se manifestou em resposta ao compartilhamento de Bolsonaro sobre ato contra o Congresso via WhatsAppO presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se pronunciou em sua conta da rede social Twitter sobre o vídeo compartilhado via WhatsApp pelo presidente da República Jair Bolsonaro sobre ato contra o Congresso Nacional, marcado para o dia 15 de março. Em texto, Maia diz que "criar tensão institucional não ajuda o país a evoluir". 

"Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional. O Brasil precisa de paz e responsabilidade para progredir. Só a democracia é capaz de absorver sem violência as diferenças da sociedade e unir a Nação pelo diálogo. Acima de tudo e de todos está o respeito às instituições democráticas", afirmou Maia. 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ainda não se pronunciou.

Parlamentares e partidos já falaram sobre vídeo publicado pelo presidente. O deputado federal Alexandre Frota, ex-aliado do presidente, publicou em seu Twitter uma mensagem dizendo que o presidenta está tentando acabar com a democracia e que não aceitará um novo AI-5 (Ato Institucional Número Cinco, de 1968, que concedeu ao presidente poderes como o de fechar o Congresso Nacional e é considerado o mais duro decreto da Ditadura Militar no Brasil). Em sua foto de capa da rede social, há um pedido de impeachment de Bolsonaro.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) publicou uma nota repudiando a participação do presidente na convocação de manifestações contra o Congresso, ao que o partido chamou de "caráter golpista que pedem o fechamento do Congresso Nacional". O secretário-geral da CNBB,  Dom Joel Portella Amado, também comentou a convocação para manifestações do presidente. “Se queremos defender a vida, precisamos defender o diálogo e a democracia. Ainda que haja inúmeros caminhos para isso, não podemos abrir mão do equilíbrio sadio entre os três poderes”, disse.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags