Politica

''Não existe democracia sem um Parlamento atuante'', diz Toffoli

Presidente do Supremo reagiu a informação de que o chefe do Executivo compartilhou vídeos convocando apoiadores para atos contra o Congresso

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 18:58
Dias ToffoliO presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, defendeu, nesta quarta-feira (26/2), a paz e harmonia entre as instituições para garantir a integridade da sociedade. O magistrado afirmou que acabar com o "clima de disputa permanente" para que o Brasil possa avançar.

As declarações de Toffoli ocorre em meio a uma polêmica envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, que compartilhou, por meio do WhatsApp, dois vídeos convocando apoiadores para manifestações contra o Congresso Nacional e o STF. O ato está sendo organizado por apoiadores do governo e tem como fundamento declarações do general Augusto Heleno, do Gabinente de Segurança Institucional (GSI).

Em uma conversa vazada, Heleno pediu o presidente não cedesse "a chantagens" dos parlamentares e convocasse o povo para as ruas. Após o conteúdo do diálogo vir a público, diversos atos foram marcados para o mês de março. Nos vídeos, mensagens fazem referência a Bolsonaro, afirmando que "Ele quase morreu por nós. Ele está enfrentando a esquerda corrupta e sanguinária por nós. Ele sofre calúnias e mentiras por fazer o melhor para nós".

Saiba Mais

Para Toffoli, é importante manter as instituições sólidas para garantir o futuro do país. "Sociedades livres e desenvolvidas nunca prescindiram de instituições sólidas para manter a sua integridade. Não existe democracia sem um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo já legitimado pelo voto", afirmou.

Ainda de acordo com o presidente do Supremo, é preciso que tenha harmonia entre as instituições democráticas. "O Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente. É preciso paz para construir o futuro. A convivência harmônica entre todos é o que constrói uma grande nação", completou, em nota. 

Reações

Outros integrantes da Corte se posicionaram sobre o assunto. O mais crítico foi o ministro Celso de Mello, que chegou a dizer que o presidente "não está a altura do cargo". Ele se manifestou por meio de seu gabinete. "Essa gravíssima conclamação, se realmente confirmada, revela a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de Poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático", destacou o magistrado.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) minimizou o fato. Para o magistrado, diante do conteúdo divulgado, é possível avaliar que o presidente não fez convocação para as manifestações. "Não chamou, não chamou (manifestações). Você vendo o que se veiculou, hora alguma, ele, de viva voz chamou para estar na rua; Vamos dar um desconto e ser positivos, que o Brasil tem problemas mais sérios", disse o ministro ao Correio. 

De acordo com Marco Aurélio, existem outros assuntos de maior relevância para serem tratados no momento. Ele citou, entre outros temas, o temor de uma epidemia de coronavírus, tendo em vista que o primeiro caso da infecção foi confirmado em um paciente de São Paulo. "Eu aponto as desigualdades sociais, que nos vergonha", completou Marco Aurélio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags