Correio Braziliense
postado em 02/03/2020 16:50
O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, escolheu o coronel Manoel Fernandes Amaral Filho para cargo de secretário de Relações Institucionais, responsável por discussões sobre distribuição de emendas e cargos no governo.
O militar assumirá o lugar de Abel Ferreira Leite Neto, que atuava no Palácio do Planalto desde o governo Michel Temer (MDB). A troca foi publicada nesta segunda-feira, 2, no Diário Oficial da União, mas estava anunciada há dias dentro da pasta. O coronel já atuava no Palácio do Planalto para dar continuidade ao trabalho de Leite Neto.
Segundo a Secretaria de Governo, a mudança é "natural" para o inÃcio de novo ano e não houve desentendimento entre o ex-secretário e Ramos. Leite Neto havia sido levado pelo ministro ao cargo de secretário de Relações Institucionais em agosto de 2019.
Integrantes do governo, no entanto, afirmam que o ministro já desejava demitir o agora ex-secretário. Segundo as mesmas fontes, Leite Neto não era "nome de confiança" de Ramos e pesava a ligação dele com o governo Temer. O coronel Amaral Filho foi apontado como "discreto" por integrantes do governo. Ele atuava como assessor especial na pasta de Ramos desde setembro do ano passado.
A discussão sobre emendas e cargos gera ruÃdos frequentes entre Planalto e Congresso. Está em curso, por exemplo, uma disputa sobre divisão dos recursos do Orçamento. O presidente Jair Bolsonaro pode rever o acerto que, na avaliação do governo, dá poder excessivo ao relator do projeto na repartição do dinheiro de emendas parlamentares.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.