Correio Braziliense
postado em 04/03/2020 17:45
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse nesta quarta-feira (4/3) que o governo de Jair Bolsonaro precisa ter uma posição única em determinados temas que envolvem a política e o futuro do Brasil. Para ele, se cada um continuar com uma opinião diferente em todos os aspectos, será impossível aprovar as reformas planejadas. Reajuste das forças de segurança e educação também foram assuntos destacados pelo parlamentar, que foi entrevistado no programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília. "O que o governo precisa fazer é ter uma posição única. Não pode ser Bolsonaro, como presidente, ter tal colocação; o (Paulo) Guedes, que comanda a economia, ter outra; e o general Heleno ser da mesma maneira. Fica um negócio muito ruim. Isso ficou muito claro ontem na reunião entre o presidente da Câmara, do Senado e o chefe do Planalto. Nós não podemos continuar com essa provocação contra o regime democrático, porque isso afeta o Congresso Nacional", destacou Izalci Lucas.
O senador avalia que o baixo crescimento do Produto Interno Brasileiro (PIB), de 1,1% em 2019, é decorrente da falta de harmonia entre os três poderes. "Já era previsto, ninguém disse que a economia iria crescer em cima da reforma da Previdência, ela foi o primeiro passo para começar as reformas para melhorar o cenário brasileiro", apontou. "Mas em função dos últimos anos, de desastres que ocorreram como milhões de desempregados, já era esperado isso, mas Brumadinho contribuiu pra isso e trouxe prejuízos, somos um grande exportador de minérios", justificou.
Reformas
Izalci criticou também o governo pela falta de iniciativa nas reformas que ainda precisam ser feitas. "Acontece muito isso: eles (o governo) mandam a proposta e depois mobilizam a população para ir contra o Congresso. É um negócio que não dá certo. Então, a gente precisa ter um diálogo melhor. Tem que melhorar a articulação política, realmente a gente tem feito um esforço muito grande para conduzir o processo, mas não está fácil."
Confira à íntegra da entrevista com o senador Izalci Lucas:
*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.