Politica

Parlamentares pretendem prorrogar CPMI das Fake News por seis meses

Parlamentares querem aumentar por mais seis meses o trabalho da comissão. Serão apresentados requerimentos para quebra de sigilo de empresas de disparo em massa de mensagens no WhatsApp

Correio Braziliense
postado em 06/03/2020 06:00
ilustração de vários homens rodandoParlamentares se articulam para prolongar, por mais seis meses, os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News. O requerimento para a prorrogação já tem as 30 assinaturas necessárias de senadores. Falta, agora, completar as 90 de deputados. O clima é favorável. A expectativa é de que esse número seja alcançado nas próximas semanas, tendo em vista a relação do Congresso com o governo, que azedou após o presidente Jair Bolsonaro compartilhar com apoiadores vídeos convocando para manifestações contra o parlamento e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Também conta a favor da continuidade dos trabalhos o relatório do Facebook, revelando que uma das páginas usadas para direcionar milícias virtuais contra adversários de Bolsonaro era operada de dentro da Câmara. A página, chamada Bolsofeios, era gerida por Eduardo Guimarães, assessor do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Para piorar a situação do governo, com a troca da liderança do PSL na Casa — saiu Eduardo Bolsonaro e entrou Joice Hasselmann (SP), a tropa de choque destacada para defender o presidente da República na CPMI deve perder as vagas.

Hasselmann, que era apoiadora de Jair Bolsonaro, foi vítima de ataques coordenados por milícias virtuais e, quando depôs na comissão, em 4 de dezembro, apresentou um organograma de como funcionavam os ataques. Entre as páginas citadas pela deputada estava, justamente, a coordenada pelo assessor de Eduardo Bolsonaro. Com a troca no comando, as obstruções provocadas por governistas nas sessões administrativas, que julgam requerimentos de convocação e quebras de sigilo, devem diminuir, acelerando os trabalhos.

Os parlamentares já têm requerimentos pedindo quebra de sigilo bancário e telemático de empresas que promovem disparo em massa de mensagens de WhatsApp. Deputados e senadores também querem ter acesso ao backup das mensagens disparadas pela empresa Yacows, suspeita de difundir fake news durante as eleições de 2018. Outra novidade é que, agora, além de um delegado, parlamentares contam com a ajuda de um perito da Polícia Federal, para examinar provas e documentos apresentados. O especialista entrou para a equipe nesta quinta-feira (5/3).

Arquivado pedido contra Weintraub

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou um pedido de impeachment, protocolado por 17 deputados e dois senadores, contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Os parlamentares acusavam o ministro, entre outros, de crime de responsabilidade por falta de planejamento e execução de políticas públicas relacionadas à pasta. De acordo com Lewandowski, apenas a Procuradoria-Geral da República pode apresentar denúncias na Corte contra ministros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags