Politica

Tasso, sobre Bolsa Família: pode significar rompimento do NE com governo federal

Correio Braziliense
postado em 06/03/2020 20:03
A redução da participação do Nordeste nas novas concessões de benefícios do Bolsa Família pode significar o rompimento da região com o governo federal, alertou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O tucano divulgou um vídeo em suas redes sociais em que condena a menor distribuição de benefícios para o Nordeste, onde está o maior número de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no País. "Isso pode significar o rompimento do Nordeste com o governo federal", avisou. A bancada do Nordeste tem 151 deputados e 27 senadores. Como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo priorizou, em janeiro, famílias das regiões Sul e Sudeste, que ficaram com 75% das novas concessões, em detrimento das famílias do Nordeste, que responderam por apenas 3% das inclusões. Jereissati foi relator da reforma da Previdência no Senado e é um parlamentar considerado alinhado com a agenda econômica do governo. No vídeo, ele classifica a queda da participação do Nordeste nas novas concessões como "uma das extravagâncias mais perversas que já vi de um governo". O senador diz ainda que vai pedir a convocação do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, ao Congresso Nacional para dar explicações sobre as concessões do programa social. Quando um ministro é convocado, ele é obrigado a comparecer. Do contrário, comete crime de responsabilidade. "Estou solicitando a convocação, com urgência, do ministro da Cidadania, ainda na semana que vem, para vir ao Senado Federal dizer o quê, por que, que tipo de critério foi utilizado, para que possamos tomar as medidas cabíveis", disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags