Politica

Osmar Terra: "O presidente fala o que quiser. É o presidente da República"

Afirmação do deputado federal e ex-ministro da Cidadania ao Correio foi após ser questionado sobre acusações de Jair Bolsonaro sobre relativas a fraude eleitoral

Correio Braziliense
postado em 11/03/2020 16:05
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS)O deputado federal e ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), foi curto ao responder sobre as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), relativas a fraude nas eleições de 2018. "O presidente fala o que ele quiser. Ele é o presidente da República. Ele foi eleito para isso, para falar o que ele pensa", disse o parlamentar, que atualmente é líder do governo na Câmara dos Deputados.

Questionado se acreditava que o presidente pretendia inviabilizar as próximas eleições, quando coloca um questionamento quanto ao pleito presidencial passado, Terra negou. "Não, não, não. Ele é um democrata", disse. 

As informações foram ditas ao Correio na saída de um almoço de lançamento do Observatório Parlamentar da Juventude, na Associação dos Servidores do Banco Central (Asbac). A iniciativa tem o apoio e organização do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e, segundo eles, já conta com 30 parlamentares.
 
No último domingo (9/3), durante evento nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro criou mais uma polêmica ao afirmar ganhou as eleições presidenciais de 2018 no primeiro turno, e que tem provas de que há fraude no sistema de votação - apesar de não apresentar nenhuma delas. 

A fala gerou grande repercussão e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma nota na última terça-feira (10/3) rebatendo a acusação. O tribunal afirmou que ao "longo de mais de 20 anos" da utilização do sistema eleitoral, não "foi constatado sequer uma fraude". O TSE disse, ainda, que qualquer prova que indique falhas no sistema de votação será alvo de investigação.

A Comissão de Direito Eleitoral Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB-SP) declarou na última terça-feira que aguarda, "com a maior brevidade possível" esclarecimento da declaração do presidente. O governador de SP, João Doria (PSDB), em visita ao Congresso Nacional também na terça-feira, provocou Bolsonaro ao comentar as declarações. 

"Se o presidente não confia na própria eleição, ele que participe de outra eleição então. Antecipemos as eleições. Fazemos as eleições para presidente da República junto com as eleições de prefeitos e vereadores", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags