Correio Braziliense
postado em 16/03/2020 06:07
Em menos de 24 horas, o número de casos confirmados para o novo coronavírus no Brasil subiu de 121 para 200 infectados, 60% a mais do que o registrado no balanço anterior. Só em São Paulo, primeiro estado a atestar transmissão comunitária, há 136 casos. A região Norte, que até então não tinha nenhum paciente positivo para o vírus, entrou para o rol das confirmações com um caso.
O Ministério da Saúde ainda investiga 1.913 suspeitas da doença em território nacional. Outras 1.486 foram descartadas. Para tentar conter a disseminação da doença e evitar uma superlotação de infectados recorrendo ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo federal elaborou uma série de medidas a serem adotadas por cada estado, cabendo às autoridades locais implementá-las.
Sudeste
Em São Paulo, as aulas serão canceladas de forma gradativa, com o objetivo de permitir um planejamento familiar. As faltas de amanhã a sexta-feira (20) serão abonadas, e as escolas ficarão fechadas a partir da próxima semana, por tempo indeterminado. Eventos com público com mais de 500 pessoas estão suspensos.
Também com registro de transmissão comunitária (VEJA QUADRO), o Rio de Janeiro passará pelas mesmas sanções a partir de hoje. Ainda, cirurgias eletivas nos hospitais estaduais estão canceladas, bem como as férias de profissionais da saúde. As visitas nas unidades serão restritas. "Ou paramos o Rio de Janeiro agora, ou nos cobrarão o custo das mortes que virão", disse o secretário de Saúde do estado fluminense, Edmar Santos.
Em Minas Gerais, o campeonato mineiro de futebol foi cancelado. Eventos oficiais com mais de 30 pessoas estão proibidos pelos próximos 30 dias. No Espírito Santo, as prefeituras de Vitória e Cariacica decretaram situação de emergência com previsão de exame médico compulsório para moradores das cidades.
Norte
Todos os estados do Norte, agora, registram casos de coronavírus. No cenário anterior, Amapá e Roraima estavam fora da lista. Amazonas confirmou oficialmente o primeiro caso da Covid-19. Por isso, medidas emergenciais, como cancelamento de eventos, de aulas em universidade pública e suspensão de viagens para servidores ao exterior foram tomadas. Em Tocantins, as aulas estão paralisadas esta semana.
Nordeste
Bahia, único estado do Nordeste a registrar transmissão local, decidiu adiar eventos públicos com grande aglomeração. Funcionários públicos vindo do exterior devem ficar isolados por 30 dias. No Ceará, o governo estadual liberou
R$ 45 milhões para a Saúde, além de estabelecer 200 enfermarias e 30 leitos exclusivos para o enfrentamento do coronavírus.
Em Pernambuco, oito universidades e instituições de ensino técnico suspenderam as aulas. A capital, Recife, teve eventos cancelados e aulas nas escolas municipais interrompidas. O prefeito, Geraldo Júlio, informou durante coletiva de imprensa que iria solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o cancelamento de todos os voos internacionais para o Aeroporto Internacional dos Guararapes, a partir de sexta (20).
Sul
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) suspendeu os eventos organizados pela Casa, dentro e fora da sede. As reuniões das comissões permanentes e as sessões plenárias estão mantidas, porém sem presença do público. Em Florianópoles, a prefeitura cancelou eventos ao ar livre com mais de 250 pessoas e proibiu o uso de ar-condicionado nas escolas e no transporte coletivo. Por enquanto, as escolas da rede municipal não vão parar.
O governo do Rio Grande do Sul também continua com as aulas, mas os alunos receberão orientações de higiene para evitar contágio. Universidades federais e estaduais, no entanto, optaram pela interrupção. O mesmo ocorre no Paraná, pelo período de duas semanas.
Centro-Oeste
O show do cantor Roberto Carlos e a Tecnoshow, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, foram adiados em Goiás. No estado, também estão suspensas as aulas por 15 dias, bem como as visitas a presídios.
O Distrito Federal prorrogou a interrupção das aulas, adiantou férias e bloqueará passe livre. Além de cancelar eventos esportivos e atividades de lazer que tragam aglomeração, academias também não poderão funcionar.
» Conceitos de transmissão
» Importada: Pessoas que se infectaram em outro país
» Local: Ainda é possível relacionar o doente ao caso confirmado
» Comunitária (ou sustentada):
Não é possível identificar o vínculo epidemiológico OU
A partir da 5º geração de transmissão de caso OU
Identificação de, pelo menos, um resultado positivo na vigilância sentinela OU
Identificação de, pelo menos,
um caso internado por síndrome respiratória
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.