Politica

Toffoli, Maia, Alcolumbre e Mandetta se reúnem para discutir coronavírus

Ministro da Saúde apresenta panorama geral da epidemia que já atinge 14 estados e o Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 16/03/2020 17:14

Ministro da Saúde apresenta panorama geral da epidemia que já atinge 14 estados e o Distrito FederalAutoridades dos Três Poderes se reúnem no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (16), na sede da Corte, na Esplanada dos Ministérios. O presidente do Câmara, Rodrigo Maia, do Senado, Davi Alcolumbre, e do Supremo, Dias Toffoli avaliam, com o ministro da Saúde, Luís Henrique Mandetta, a situação da epidemia de coronavírus no país.

 

Além deles, se reúnem outros ministros do STF e integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Advocacia Geral da União (AGU). O presidente Jair Bolsonaro não compareceu ao encontro. Mandetta vai apresentar um relatório, com dados sobre a disseminação do vírus, que já registra pelo menos 200 casos confirmados em 14 estados e no Distrito Federal.

 

Após a reunião, medidas podem ser tomadas em âmbito nacional, no Judiciário, Execitovo e no Legislativo para amenizar a disseminação da Covid-19, causada pelo novo coronavirus. 

 

Toffoli recebeu críticas por viajar na semana passada ao Marrocos, país que registra casos da doença. Ao retornar, ele não ficou em quarentena. De acordo com a assessoria do STF, o ministro não apresenta sintomas da infecção por coronavírus, não teve contato com doentes. "Em conformidade com o Boletim Epidemiológico 05, de 14 de março de 2020, do Ministério da Saúde e seguindo orientação da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do STF, o presidente Dias Toffoli não se enquadra na situação de quarentena ou isolamento, uma vez que não apresenta sintomas característicos da COVID-19, não esteve em contato com casos suspeitos ou contaminados, não se expôs a situações de risco de contágio e não esteve em país com casos de contágio local e sustentado", informou o Tribunal, em nota.

 

O STF restringiu a sessões apenas aos ministros e advogados das partes. O atendimento externo no restaurante e na biblioteca do Tribunal também foram suspensos. Nos bastidores, alguns ministros temem uma infecção por coronavírus, tendo em vista que 9 dos 11 magistrados tem mais de 60 anos. As sessões não foram suspensas, mas esta medida será levada por Toffoli aos demais colegas de plenário. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags