Politica

Planalto fará reuniões do comitê da crise do coronavírus por vídeo

Porta-voz da Presidência destacou medidas da pasta de Saúde, que trabalha na aquisição de mais kits de laboratório e equipamento para melhorar a produtividade de exames

Correio Braziliense
postado em 17/03/2020 17:11

 

Porta-voz da Presidência destacou medidas da pasta de Saúde, que trabalha na aquisição de mais kits de laboratório e equipamento para melhorar a produtividade de examesO porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, realizou, na tarde desta terça-feira (17/03), pronunciamento após a primeira reunião do comitê de crise interministerial, criado na segunda-feira (16/03) para combater o coronavírus. O encontro ainda foi presencialmente, mas segundo Rêgo Barros, as reuniões, que ocorrerão diariamente, às 10h, serão feitas preferencialmente por meio de vídeoconferência - com um briefing digital ao final.

 

 

Às 18h, a Casa Civil divulgará novas informações sobre o esforço do governo no combate ao vírus. "Essas reuniões serão realizadas preferencialmente de forma não presencial. O foco do governo é dar rápida resposta aos problemas decorrentes da pandemia do coronavírus".

 

Rêgo Barros citou algumas iniciativas já divulgadas pelo governo, mas não respondeu às perguntas dos jornalistas sobre o fato de o presidente Jair Bolsonaro desrespeitar orientação médica para isolamento por ter tido contato com o secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten. O porta-voz também confirmou que o presidente se submeteu a novos exames pela manhã para testagem do coronavírus e que o resultado poderá sair nesta quarta-feira (18/03). Rêgo Barros também foi questionado se o governo entende a gravidade da pandemia de coronavírus. Ele afirmou que a criação do gabinete de crise revela a preocupação de Bolsonaro com o evento.

 

Entre as medidas dos ministérios, o porta-voz citou a pasta de Saúde, que trabalha na aquisição de mais kits de laboratório e equipamento para melhorar a produtividade de exames, além do aumento de recursos financeiros, da vacinação em massa de presos e da contratação de 5 mil médicos cubanos.

 

O Ministério da Educação realiza o acompanhamento de crianças que dependem da merenda escolar. A Anac realiza o acompanhamento da situação aérea e dos direitos do consumidor.

 

O Ministério da Agricultura, apontou, faz o acompanhamento preventivo do reabastecimento para identificar possíveis faltas de produtos em algum local e evitar que o acesso seja dificultado à população.

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por sua vez, lançará uma portaria sobre internação compulsória. Segundo o porta-voz do Planalto, o eventual fechamento de fronteira não foi abordado na reunião.

 

Fazem parte do comitê de crise: Braga Netto, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República; Paulo Guedes, ministro de Estado da Economia; Tarcísio Freitas, ministro de Estado da Infraestrutura; Rogério Marinho, ministro de Estado do Desenvolvimento Regional; Jorge Antonio de Oliveira, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República;  Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central;  Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, secretário geral do Ministério da Defesa; Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa; Rubem de Freitas Novaes, presidente do Banco do Brasil, e Gustavo Montezano, presidente do BNDES, entre outros. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags