Politica

Brasil fechará fronteira

A portaria com a determinação será publicada hoje e se restringirá à Venezuela, porque "é a mais sensível", segundo Bolsonaro

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 04:12
O chefe do Executivo afirmou que o fechamento não será total. O fluxo de mercadorias será mantido

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que fechará a fronteira do Brasil com a Venezuela por causa do coronavírus. A determinação será publicada numa portaria, hoje, no Diário Oficial da União (DOU). O chefe do Executivo, porém, minimizou a medida. “Alguns acham que a palavra fechar fronteira é uma palavra mágica. Se a gente pudesse, tivesse o poder de fechar a fronteira, como muitos pensam, não teriam entrado drogas nem armas no Brasil. Temos 17 mil quilômetros de fronteira. (…). Não é fácil isso aí.”

Bolsonaro voltou a dizer que “há uma certa histeria”. “É como se fechar as fronteiras resolvesse, alguns querem que a gente feche aeroportos, bem, a gente não sabe as consequências disso tudo”, frisou. Ele destacou que o fechamento da fronteira não será total. “O tráfego de mercadorias vai continuar acontecendo, porque separa Roraima. Se você fecha o tráfego com a Venezuela, a economia de Roraima desanca. A Venezuela, em parte, também tem esse tráfego de mercadorias conosco. Não tem como tomar medidas radicais. Não vai dar certo”, frisou.

Mais cedo, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que sua pasta já havia se manifestado favoravelmente ao fechamento. Ressaltou que o sistema de saúde da Venezuela já entrou em colapso, e Roraima não tem capacidade de atender mais venezuelanos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também defendeu que a medida já deveria ter sido tomada.

“Festinha”
Em entrevista à Rádio Tupi do Rio de Janeiro, Bolsonaro disse que a economia “estava indo bem”. “Fizemos umas reformas, a taxa de juros lá em baixo, a questão de Risco Brasil também. Esse vírus trouxe certa histeria. E alguns governadores estão tomando medidas que vão prejudicar muito a nossa economia”, criticou. “Se for nos ônibus do Rio, metrô de São Paulo, está tudo lotado. A vida continua, não tem que ter histeria. A histeria leva a um baque da economia.”

O chefe do Executivo ressaltou, também, que idosos podem ter mais problemas com a Covid-19 e lembrou que fará 65 anos no próximo dia 21. “Vai ter uma festinha tradicional aqui, né. Até porque, eu faço aniversário dia 21 e a minha esposa, no dia 22. São dois dias de festa aqui”, afirmou.

Bolsonaro se submeteu, ontem, a mais um teste de coronavírus. Uma equipe do Hospital das Forças Armadas (HFA) esteve no Palácio da Alvorada pela manhã para recolher as amostras. O resultado sairá hoje. Ontem à noite, porém, Bolsonaro usou as redes sociais para dizer que esse segundo exame também deu negativo.

Reunião
Hoje, o chefe do Executivo vai se reunir com os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia. Os três e “todos os ministros”, segundo o comandante do Planalto, darão entrevistas coletivas, às 14h30 e às 20h30. De acordo com o chefe do Executivo, o objetivo é mostrar que os poderes estão unidos para combater a doença. Na segunda-feira, Maia, Alcolumbre e Toffoli se reuniram com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta no STF, sem a presença de Bolsonaro. Eles discutiram medidas contra a pandemia.



"Se o Brasil parar, vai ser um caos. Vai morrer muito mais gente fruto de uma economia que não anda do que do próprio coronavírus”
Jair Bolsonaro, presidente da República




Panelaço contra o presidente
Moradores de bairros de São Paulo e Rio se anteciparam, ontem, a um protesto marcado para hoje, pelas redes sociais, e fizeram panelaços e entoaram gritos de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro. Houve registro de manifestações na Pompeia, Vila Madalena, Perdizes, Vila Romana e Água Branca, na zona oeste, Vila Buarque, Bela Vista, República e Santa Cecília, no centro. Na zona sul, foram registrados panelaços no Morumbi. Na Pompeia, moradores de casas e prédios residenciais bateram panelas e gritavam “fora, Bolsonaro” e “Ele, não”. Alguns manifestantes também faziam as luzes piscar e outros, barulho com vuvuzelas. No Rio, houve registro de protestos no Jardim Botânico e nas Laranjeiras. Em Brasília, na Asa Norte, não foi registrado panelaço, mas houve muitos gritos de protesto.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags