Politica

Embaixador chinês reage a crítica de Eduardo: "Sem visão internacional"

Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming repudiou tuíte, repostado por Eduardo Bolsonaro, que culpa o governo do país asiático pela pandemia do novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 23:47
O deputado federal Eduardo BolsonaroO embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, reagiu duramente, na noite desta sexta-feira (18/3) a uma postagem do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no Twitter segundo a qual a culpa pela pandemia do novo coronavírus é do Partido Chinês Comunista. A afirmação que causou "repúdio" do embaixador não foi feita por Eduardo Bolsonaro, mas foi republicada pelo deputado, que retuitou o post original, feito pelo youtuber Rodrigo da Silva.

"A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e à Câmara dos Deputados", escreveu Wamming em um dos tuítes de resposta.

Em seguida, o embaixador questionou o conhecimento sobre política internacional de Eduardo, que chegou a ser apontado pelo pai, o presidente Jair Bolsonaro, como possível embaixador do Brasil em Washington. "Lamentavelmente, você é uma pessoa sem visão internacional nem senso comum, sem conhecer a China nem o mundo. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio." 

Em outro post, o embaixador afirmou que o ato de Eduardo pode ferir a relação amistosa entre China e Brasil: "As suas palavras são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês. Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto  como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial. Além disso, vão ferir a relação amistosa China-Brasil. Precisa assumir todas as suas consequências".


Horas antes dos tuítes do diplomata chinês, Eduardo Bolsonaro havia compartilhado a postagem do youtuber Rodrigo da Silva. "A culpa pela pandemia de Coronavírus no mundo tem nome e sobrenome. É do Partido Comunista Chinês. E se você ainda tem alguma dúvida a esse respeito, precisa dar uma lida nessa thread", afirmava o primeiro de uma série de tuítes republicados pelo deputado. Em seguida, uma série de notícias eram postadas mostrando o avanço da epidemia.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags