Politica

"Lamentável e irresponsável", diz Dória sobre post de Eduardo

A afirmação que causou "repúdio" do embaixador não foi feita por Eduardo Bolsonaro, mas foi republicada pelo deputado

Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 17:44
Governador de São Paulo João DóriaO governador de São Paulo, João Doria, chamou de irresponsável a declaração do deputado federal, Eduardo Bolsonaro postada na noite de ontem (18) na qual ele indica que a culpa pela pandemia do novo coronavírus é do Partido Chinês Comunista.  A afirmação que causou "repúdio" do embaixador não foi feita por Eduardo Bolsonaro, mas foi republicada pelo deputado, que retuitou o post original, feito pelo youtuber Rodrigo da Silva. 

“Lamentável e irresponsável a declaração feita pelo filho do presidente, deputado @BolsonaroSP, sobre a China. Além do absurdo de minimizar a pandemia e convocar manifestações, ignorando protocolos mundiais de saúde, colocando em risco milhares de vidas, agora ele envergonha os brasileiros com declaração preconceituosa sobre o mais importante parceiro comercial do Brasil.Minha solidariedade ao povo chinês pela luta contra o coronavírus e pelas vidas perdidas”, escreveu Doria no Twitter.

Nesta quinta (19), em nome do Senado, o vice-presidente da Casa, Antonio Anastasia (PSD-MG), também encaminhou uma carta ao embaixador da China no Brasil pedindo desculpas após as declarações do deputado. 

"Assim, como arrimo na sólida parceria já existente entre Brasil e China, apresento a Vossa Excelência e a todo povo chinês, em meu nome em nome do Congresso Nacional, nosso respeito, solidariedade e também nossas desculpas, reafirmando que nenhum obstáculo poderá separar nossos povos no combate a uma doença tão intensa e arrasadora que muito nos assusta e comove pelas sucessivas e danosas consequências que, sabemos, transcendem ao corpo", diz a carta.

A correspondência foi assinada por Anastasia a pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que está em quarentena após ser diagnosticado com coronavírus.

Ainda ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, usou as redes sociais para se desculpar com o chanceler e o país chinês. “Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador @WanmingYang pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro.A atitude não condiz com a importância da parceria estratégica Brasil-China e com os ritos da diplomacia. Em nome de meus colegas, reitero os laços de fraternidade entre nossos dois países. Torço para que, em breve, possamos sair da atual crise ainda mais fortes”, concluiu.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido) utilizou o Twitter na tarde desta quinta-feira (19) para se desculpar com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. Eduardo disse que não ofendeu o povo chinês e que ‘tal interpretação é totalmente descabida’. Ele ainda escreveu que ‘compartilhou postagem que critica a atuação do governo chinês na prevenção da pandemia, principalmente no compartilhamento de informações que teriam sido úteis na prevenção em escala mundial’. No entanto, o filho “03” do presidente da República voltou a atacar o chanceler e disse que o embaixador não rebateu os argumentos colocados por ele, e que ‘apenas demonstrou irritação com o post e direcionou erroneamente suas energias no compartilhamento de posts ofensivos à honra da família dele’. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags