Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 12:30
O comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, diante da pandemia de coronavÃrus tem gerado crÃticas até entre aliados do Palácio do Planalto. Em caráter reservado, parlamentares da base governista disseram que o presidente vem cometendo uma sucessão de erros polÃticos ao minimizar o vÃrus e temem a repercussão que isso pode ter entre eleitores de direita.
Parlamentares da base bolsonarista ouvidos pela reportagem revelaram temor com o isolamento polÃtico de Bolsonaro e avaliaram que o patrimônio polÃtico do presidente pode ter sido "danificado" pela forma como ele conduziu a crise.
Parlamentares de outros campos polÃticos também reagiram a Bolsonaro. "O presidente fez tudo errado na coletiva. O ministro da Saúde, que mostrou uma certa competência, estava completamente constrangido", disse o presidente do Cidadania, Roberto Freire.
Para o deputado Vinicius Poit (SP), vice-lÃder do Novo na Câmara, o presidente tratou com "falta de responsabilidade" e de "seriedade" a crise do coronavÃrus quando os primeiros casos começaram a aparecer no PaÃs. "Duas vezes ele insistiu que era histeria. A gente fica com vergonha vendo os outros lÃderes mundiais."
Segundo o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), um dos mais próximos aliados de Bolsonaro na Câmara, o presidente "percebeu" que precisa ser protagonista no debate sobre o coronavÃrus e mudou de atitude.
"O coronavÃrus é uma realidade", afirmou o parlamentar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.