Politica

Marco Aurélio suspende cortes no Bolsa Família durante crise de coronavírus

Neste mês, foram cortados 159 mil benefícios, sendo que 96,6 mil (61%) atendiam famílias do Nordeste

Correio Braziliense
postado em 23/03/2020 16:10
Neste mês, foram cortados 159 mil benefícios, sendo que 96,6 mil (61%) atendiam famílias do NordesteAtendendo um pedido de governadores de sete estados do Nordeste, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu novos cortes no Bolsa Família por parte do governo federal. 

O magistrado analisou uma ação em que os governadores questionaram cortes no programa para nordestinos e a liberação em maior escala para unidades da federação no Sudeste.

Neste mês, foram cortados 159 mil benefícios, sendo que 96,6 mil (61%) atendiam famílias do Nordeste. A região concentra 36% das famílias em situação de pobreza. Marco Aurélio determinou, por meio de liminar (decisão provisória), que as bolsas que forem concedidas, sejam distribuídas de maneira uniforme pelo país.

De acordo com o despacho, a suspensão dos cortes vale enquanto durar a epidemia de coronavírus e a União deve justificar os cortes anteriores. "Tendo em vista o aditamento, defiro a liminar para determinar a suspensão de cortes no Programa, enquanto perdurar o estado de calamidade pública, e assentar que a liberação de recursos para novas inscrições seja uniforme considerados os Estados da Federação."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags