Politica

Bolsonaro suspende prazos de respostas via Lei de Acesso à Informação

Presidente editou nova Medida Provisória, revogando trecho de outra MP, que suspendia contrato de trabalhos e salários por até quatro meses, e incluindo um relativo à lei de transparência

Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 08:56
Presidente editou nova Medida Provisória, revogando trecho de outra MP, que suspendia contrato de trabalhos e salários por até quatro meses, e incluindo um relativo à lei de transparênciaO presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma Medida Provisória (MP) que suspendeu os prazos para que sejam enviadas as respostas de pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI). O mecanismo, que existe desde 2011, permite que qualquer cidadão solicite informações a órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como os próprios poderes Executivos, Legislativos e Judiciário. 

A MP editada revogou, ainda, o artigo 18º do outro texto que havia sido publicado na noite de domingo (22) e gerou muita polêmica por permitir a suspensão do contrato de trabalho, com respectiva suspensão de salário, por até quatro meses durante o período de estado de calamidade pública devido ao novo coronavírus. O presidente, então, na tarde da última segunda-feira (23), após ampla repercussão e críticas por parte da população e de parlamentares, afirmou que iria revogar o trecho, o que o fez ainda à noite.

Na nova MP, entretanto, o presidente incluiu a suspensão de respostas via LAI. O texto diz que "ficarão suspensos os prazos de resposta a pedidos de acesso à informação nos órgãos ou nas entidades da administração pública cujos servidores estejam sujeitos a regime de quarentena, teletrabalho ou equivalentes" (como home office) e que dependam de: acesso presencial de servidores públicos encarregados pelas respostas ou de servidores ou setores que estejam envolvidos com as medidas de enfrentamento.

A MP determina que serão atendidos "prioritariamente" os pedidos que estiverem relacionados às medidas de enfrentamento do novo coronavírus. 

O texto prevê que a suspensão vale até o fim do estado de calamidade pública, que pode durar até o fim do ano. Após data, as solicitações deverão ser respondidas em um prazo de 10 dias. A LAI prevê que em caso de negativa de alguma informação, o cidadão pode recorrer. Agora, entretanto, "não serão conhecidos os recursos interpostos contra negativa de resposta".

A medida provisória também suspende atendimento presencial, permitindo apenas o sistema disponível na internet. Por se tratar de uma MP, ela passa a valer assim que é publicada no Diário Oficial da União (DOU), mas deve passar ainda pela aprovação do Congresso Nacional. Caso não seja feito no prazo de quatro meses, ela deixa de valer.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags