Politica

Após crise criada por Eduardo, Bolsonaro liga para o presidente chinês

O contato ocorre após o deputado federal Eduardo Bolsonaro ter dito que a culpa pela pandemia do novo coronavírus é do Partido Chinês Comunista

Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 10:42
Foto postada por Bolsonaro ao lado de ministro e que diz que ligou para o presidente da ChinaApós uma primeira tentativa de diálogo recusada, o presidente Jair Bolsonaro ligou, na manhã desta terça-feira (24/3), para o presidente da China, Xi Jinping. O contato ocorre após o deputado federal Eduardo Bolsonaro ter dito que  a culpa pela pandemia do novo coronavírus é do Partido Chinês Comunista. Bolsonaro postou uma foto do momento no Twitter, dizendo que "reafirmou os laços de amizade" com o país ocidental.

“Nesta manhã , em ligação telefônica com o Presidente da China, Xi Jinping, reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais. @TerezaCrisMS @ernestofaraujo @rsallesmma”, escreveu Bolsonaro, posando ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e o chanceler Ernesto Araújo.



O presidente não deixou claro se se desculpou com o líder chinês e disse ainda que durante a ligação, houve trocas de informações sobre o novo coronavírus.

"Sem problema nenhum"

Na última sexta-feira (20/3), o chefe do Executivo brasileiro negou que a crítica à China feita pelo filho “03” tenha estremecido a relação diplomática com o país. Na ocasião, ao questionado se pretendia entrar em contato com o líder da China, Bolsonaro deu a entender que, caso o fizesse, seria para conversar sobre medidas tomadas por Jinping para o controle da doença no país e para a aquisição de materiais excedentes para combate da Covid-19.

“Nós mesmos estamos fazendo contato com a China porque eles estão agora com material excedente lá, não tem problema nenhum com a China. Não quero criar um clima com o agronegócio. Não tem nada. Sem problema nenhum”, apontou.

Bolsonaro disse que avaliava uma ligação para o presidente chinês, Xi Jinping. Ainda assim, o chefe do Executivo disse que não via motivo para crise. “Primeiro, qual é a causa? Não há nenhum problema com a China. Zero problema com a China. Se tiver que ligar para o presidente chinês, eu ligo sem problema nenhum. Qual é a acusação?Qual é o motivo desse problema? Que o vírus teria nascido na China. É esse o motivo da crise? Vocês tem escrito há mais de dois meses que o vírus nasceu na China”, afirmou.

Bolsonaro foi perguntado diversas vezes se acreditava ser culpa da China a crise do novo coronavírus. Ele disse que é comum a alegação de que a transmissão do vírus começo na China e que a mídia noticiou o fato por várias vezes, mas que não emitiria opinião sobre o assunto. Segundo Bolsonaro, não partiu dele a acusação.

“Se houver necessidade. Tem uma necessidade muito maior, a questão do vírus que a curva está em descendência, os hospitais estão sendo desativados. O que for utilizado para chegar nesse ponto, se houver necessidade eu ligarei ligarei sim sem problema nenhum. Sem problema nenhum não. Faz parte do meu ofício tomar uma atitude como essa”, concluiu.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming também publicou por meio do Twitter um registro. Dessa vez, uma foto do líder brasileiro e chinês apertando as mãos, com a legenda: “Agora, o Presidente da China Sr. Xi Jinping e o Presidente do Brasil Sr. Jair Bolsonaro estão na ligação telefônica para trocar opiniões sobre os importantes temas de interesse comum”.

Primeiro contato recusado

Na última sexta-feira (20/3), . Desde então, o Itamaraty tentava, sem sucesso, um contato institucional entre o presidente Bolsonaro e Xi Jinping, a fim de dissipar o mal-estar criado pelas declarações de Eduardo. Uma nota divulgada pela embaixada, evidenciou a tentativa de Araújo de colocar Bolsonaro na linha com o presidente chinês. “A parte chinesa não aceitou a gestão feita pelo chanceler Ernesto Araújo na noite do dia 18”, informou o documento.

Para o governo chinês, as palavras do Eduardo Bolsonaro "causaram influências nocivas, vistas como um insulto grave à dignidade nacional chinesa, e ferem não só o sentimento de 1,4 bilhão de chineses, como prejudicam a boa imagem do Brasil no coração do povo chinês”

Bolsonaro então disse que tentaria contato nesta semana com Xi Jinping, mas para tratar sobre a compra, importação ou doações de materiais excedentes para combate ao coronavírus no Brasil.

Pedido de desculpas


No último dia 18, o deputado Eduardo Bolsonaro utilizou o Twitter para tentar se desculpar com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming após as rusgas. Eduardo, que preside a Comissão de Relações Exteriores, com influência direta na política externa brasileira, disse que não ofendeu o povo chinês e que ‘tal interpretação é totalmente descabida’.

No entanto, Eduardo voltou a arriscar a diplomacia entre os países e atacou o chanceler ao dizer que o embaixador não rebateu os argumentos colocados por ele, e que ‘apenas demonstrou irritação com o post e direcionou erroneamente suas energias no compartilhamento de posts ofensivos à honra da família dele’. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags