Politica

Em pronunciamento, Bolsonaro usa argumento contestado por Drauzio Varella

Presidente critica medidas de isolamento social e faz insinuação sobre antigo comentário do médico. Especialista, no entanto, reviu o posicionamento e pede cautela à população

Fernando Brito
postado em 24/03/2020 22:46
Presidente critica medidas de isolamento social e faz insinuação sobre antigo comentário do médico. Especialista, no entanto, reviu o posicionamento e pede cautela à populaçãoO controverso pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, em rede nacional, na noite desta terça-feira (24/3), condenando as medidas de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, foi em boa parte amparado em um antigo comentário do médico Drauzio Varella, ;aquele conhecido médico, daquela conhecida televisão;, insinuou Bolsonaro.
Em janeiro, quando ainda não havia casos do coronavírus no Brasil e na maior parte do mundo, o especialista afirmou que não havia necessidade de grande preocupação e que o microorganismo seria facilmente combatido pelos anticorpos gerados pela população. Mais recentemente, no entanto, Varella reviu o próprio posicionamento e pediu cautela.

Em canal no YouTube, o médico publicou uma série de vídeos sobre a pandemia. Em um deles, Drauzio Varella é taxativo: ;Quem minimiza a situação do coronavírus é um irresponsável;, afirma. ;A situação mudou drasticamente. No momento atual, há a necessidade do isolamento social para combater a proliferação da Covid-19. Fiquem atentos às novas recomendações e não divulgue material antigo ou de fontes não confiáveis;, alerta o especialista.

Segundo Drauzio, o vídeo com orientações antigas foi retirado das redes sociais oficiais. Ele alerta ainda que o país deve enfrentar um aumento no número de casos do novo coronavírus.

No último domingo, o senador Flávio Bolsonaro usou as redes sociais para divulgar o antigo vídeo de Drauzio Varella e enaltecer os argumentos do pai, que, assim como o médico, havia dito que o coronavírus não passa de uma ;gripezinha;. Meses depois, o especialista, no entanto, reviu o posicionamento e agora contesta a opinião do presidente.

Veja o vídeo de Drauzio:



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação