Politica

Em pronunciamento, Bolsonaro usa argumento contestado por Drauzio Varella

Presidente critica medidas de isolamento social e faz insinuação sobre antigo comentário do médico. Especialista, no entanto, reviu o posicionamento e pede cautela à população

Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 22:46
Presidente critica medidas de isolamento social e faz insinuação sobre antigo comentário do médico. Especialista, no entanto, reviu o posicionamento e pede cautela à populaçãoO controverso pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, em rede nacional, na noite desta terça-feira (24/3), condenando as medidas de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, foi em boa parte amparado em um antigo comentário do médico Drauzio Varella, “aquele conhecido médico, daquela conhecida televisão”, insinuou Bolsonaro.
 
Em janeiro, quando ainda não havia casos do coronavírus no Brasil e na maior parte do mundo, o especialista afirmou que não havia necessidade de grande preocupação e que o microorganismo seria facilmente combatido pelos anticorpos gerados pela população. Mais recentemente, no entanto, Varella reviu o próprio posicionamento e pediu cautela.

Em canal no YouTube, o médico publicou uma série de vídeos sobre a pandemia. Em um deles, Drauzio Varella é taxativo: “Quem minimiza a situação do coronavírus é um irresponsável”, afirma. “A situação mudou drasticamente. No momento atual, há a necessidade do isolamento social para combater a proliferação da Covid-19. Fiquem atentos às novas recomendações e não divulgue material antigo ou de fontes não confiáveis”, alerta o especialista. 

Segundo Drauzio, o vídeo com orientações antigas foi retirado das redes sociais oficiais. Ele alerta ainda que o país deve enfrentar um aumento no número de casos do novo coronavírus.

No último domingo, o senador Flávio Bolsonaro usou as redes sociais para divulgar o antigo vídeo de Drauzio Varella e enaltecer os argumentos do pai, que, assim como o médico, havia dito que o coronavírus não passa de uma “gripezinha”. Meses depois, o especialista, no entanto, reviu o posicionamento e agora contesta a opinião do presidente. 

Veja o vídeo de Drauzio:



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags