Politica

Bolsonaro diz que governadores estão fazendo "demagogia barata"

O chefe do Executivo disse ainda ser um crime as medidas de restrição tomadas por alguns líderes estaduais no combate ao coronavírus

Correio Braziliense
postado em 25/03/2020 10:51
O chefe do Executivo disse ainda ser um crime as medidas de restrição tomadas por alguns líderes estaduais no combate ao coronavírusMomentos antes da reunião com governadores do Sudeste, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta quarta-feira (25) que os líderes estaduais, incluindo do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e de São Paulo, João Doria, estão fazendo ‘demagogia barata’ em cima da crise do coronavírus. Bolsonaro disse ainda que os mesmos ‘fazem política o tempo todo’ e caracterizou como ‘crime’ as medidas de restrição tomadas por alguns líderes estaduais no combate ao coronavírus 

“Alguns pouco governadores, não são todos, em especial Rio e São Paulo, estão fazendo uma demagogia barata em cima disso. Para esconder outros problemas se colocam junto a mídia como os salvadores da pátria, como o Messias que vai salvar os seus estados e o Brasil do caos. Fazem política o tempo todo. Não é esse o caminho que o Brasil deve seguir. Povo brasileiro, esqueça se você não gosta de mim, olha a realidade”.

E emendou: “Certas autoridades estaduais e municipais estão tomando medidas, no meu entender, além da normalidade, são verdadeiros donos de seu estados e municípios, proibindo tráfego de pessoas, rodovias, fechando empresas, comércio. Nós temos aproximadamente 38 milhões de autônomos no Brasil. Uma parte considerável desses não estão ganhando o seu salário. Salário não, o seu ganha pão. O que tinha na geladeira em casa, praticamente acabou não tem e renda e tem família. É uma massa considerável de cidadãos trabalhadores. Vamos lá para a CLT. As empresas não estão produzindo nada. Zero. Até o Mandetta disse que uma empresa que fabrica oxigénio no Brasil, não tinha como mandar oxigênio para os hospitais. As empresas não produzindo nada, geladeira, carro, medicamento, seja lá o que for, não tem como pagar o seu pessoal aí sim o pessoal de CLT não tem como pagar. Se a economia colapsar, não vai ter dinheiro para pagar servidor público. O caos está aí, na nossa cara”.

O presidente também falou do desemprego que a crise do coronavírus pode provocar no país. “O que estão fazendo no Brasil, alguns poucos governadores e alguns poucos prefeitos é um crime. Eles estão arrebentando com o Brasil, estão destruindo empregos e aqueles caras que falam: ‘Ai, a economia é menos importante do que a vida’. Cara pálida, não desassocia uma coisa da outra. Sem dinheiro, sem produção, o povo do campo também vai deixar de produzir. Nós vamos viver do que?”.

Bolsonaro disse ainda que caso o Brasil siga com o confinamento, faltará dinheiro para pagar servidores públicos.  

“Faltou falar, quando eu falei do autônomo e do pessoal CLT, acho que não falei do servidor. Vai faltar dinheiro para pagar o servidor também. O caos está aí. Brasileiros, acordem para a realidade. Não temos eleições gerais esse ano, tem para prefeito e vereador, que estou fora dela. Se nós não acordamos para a realidade, daqui uns poucos dias, deixo bem claro, poucos dias, poderá ser tarde demais. Não adianta governador vir pedir GLO  para conter o caos que infelizmente já aparece no horizonte”, afirmou.

O chefe do Executivo disse também que é possível que o Brasil saia da ‘normalidade democrática’. “Sai porque o caos faz com que a esquerda aproveite do momento para tomar o poder. Não é da minha parte não. Pode ficar tranquilo”, respondeu aos jornalistas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags