Politica

Guedes: um meteoro nos atingiu

Correio Braziliense
postado em 29/03/2020 04:03


O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal pretende rolar a dívida dos municípios, como fez com os estados, em razão da epidemia de coronavírus. Ele anunciou essa possibilidade em uma live com executivos da XP Investimentos no YouTube. Guedes afirmou que o país “foi atingido por um meteoro” referindo-se ao impacto do coronavírus nas intenções econômicas do governo. Com a crise, reformas que estavam em avaliação, como a tributária, ficaram em segundo plano. O esforço da União e dos poderes Legislativo e Judiciário se concentram em combater a epidemia.

Mostrando-se otimista em relação ao futuro do país, o ministro disse que a agenda de reformas deve ter andamento no próximo ano. “Nós fomos atingidos por um meteoro. Isso que aconteceu é um meteoro. Mas nós sabemos sair da formação. Vamos combater o meteoro. E, no ano seguinte, estamos de volta para o trilho das reformas estruturantes de novo. Aliás, neste ano mesmo. Vamos retomar as estruturantes este ano mesmo”, disse.

Ele também se mostrou esperançoso em relação ao futuro econômico do Brasil após a crise causada pela disseminação do coronavírus no mundo. “O Brasil vai ser o primeiro país a sair dessa crise. Peço ajuda a vocês (empresas). Vamos amortecer essa primeira onda com o isolamento. E vamos destravar investimentos. Daqui a quatro ou cinco meses, terá nova leva. Com juro baixo, câmbio alto”, disse o ministro, afirmando que o mundo estava em recessão, com economia em queda, enquanto o Brasil, na visão dele, estava subindo.

Paulo Guedes destacou, ainda, que vai atuar para que ocorra a liberação necessária para as ações de saúde, ao mesmo tempo que manterá a solidez da economia. “Nenhum brasileiro será deixado para trás. Vamos liberar todos os recursos que a saúde necessitar e, da mesma forma, não deixaremos faltar liquidez na economia”, completou. Ainda de acordo com o ministro, são falsas as especulações de que ele vai deixar o governo Bolsonaro. “Não tem esse negócio de sair do governo", ressaltou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags