Politica

Flávio Bolsonaro apaga post após paciente desmentir que não tinha Covid-19

O paciente que aparecia na foto postada pelo senador, Walter Hugo Balestra Palombo, não foi diagnosticado com Covid-19 e nem estava internado em São Paulo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 30/03/2020 16:21
 (foto: Yuotube/flaviobolsonaro)
(foto: Yuotube/flaviobolsonaro)
O paciente que aparecia na foto postada pelo senador, Walter Hugo Balestra Palombo, não foi diagnosticado com Covid-19 e nem estava internado em São PauloEm meio a onda de fake news que surgiu diante do novo coronavírus, é preciso tomar cuidado com o que se divulga e lê na internet. O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) passou recentemente por uma saia justa ao respostar no Instagram uma reportagem que usava a imagem de um idoso em um hospital para ilustrar uma nota que falava sobre pacientes curados do Covid-19 com o uso da hidroxicloroquina. A imagem do idoso, no entanto, não correspondia a um paciente diagnosticado com coronavírus.

A nota do site Senso Incomum, baseada em uma entrevista de um médico para o portal UOL e postada na última sexta-feira (27/3), aponta que quatro pacientes que estavam na UTI do Hospital Igesp, em São Paulo, receberam alta após sete dias de uso da hidroxicloroquina e outros medicamentos.

O paciente que aparecia na foto, Walter Hugo Balestra Palombo, não foi diagnosticado com Covid-19 e nem estava internado em São Paulo. Em entrevista ao portal UOL, a filha de Walter, Mariana Balestra, disse ao portal que o pai foi internado em 31 de julho de 2019 no hospital Moinhos de Ventos, no Rio Grande do Sul, para se recuperar de um enfisema pulmonar.

A foto, segundo ela, foi tirada para uma reportagem sobre UTI;s humanizadas.

[SAIBAMAIS]O site Senso Incomum retirou a imagem do ar e, em nota, pediu desculpas por utilizar a imagem erroneamente. "Pedimos desculpas à família de Antonia Balestra e seu pai, Walter Hugo Balestra Palombo, pelo uso da imagem, que nada tinha a ver com o COVID-19 ; assumimos o erro e retiramos a imagem, que havia aparecido em uma busca no Google sobre ;hidroxicloroquina %2b pacientes curados;, diz a nota do editor.

O senador Flávio Bolsonaro também apagou o post feito com a reportagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação