Politica

Toffoli critica "achismo" e defende isolamento

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 04:02
Live de Santa Cruz e Toffoli teve críticas diretas aos atos de Bolsonaro
 
 
Enquanto o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, divergem sobre a importância do isolamento social como ferramenta de combate ao novo coronavírus, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, se posicionaram a favor das medidas de confinamento como estratégia de prevenção.

Toffoli e Santa Cruz conversaram por meio de uma live em uma rede social. O presidente do STF foi enfático ao defender o seu argumento, pedindo que a população dê atenção às recomendações de autoridades sanitárias, especialmente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para Toffoli, o momento é de solidariedade. “Não dá para tomar decisões em cima do ‘eu acho’, do que ‘eu penso’, do que ‘eu queira que fosse’, senão, a realidade se volta contra nós”, alertou.

“Tudo o que tem ocorrido no mundo leva a crer dessa necessidade do isolamento, realmente, que é para puxar a diminuição de uma curva (de infecções) e poder ter um atendimento de saúde para a população em geral”, frisou o presidente do STF.

Felipe Santa Cruz compartilhou da opinião de Toffoli. “Vamos ficar em casa, com serenidade, e tudo isso vai passar”, afirmou o presidente nacional da OAB.

Dentre outros assuntos abordados na live, Toffoli e Santa Cruz conversaram sobre a atuação da imprensa neste momento de pandemia. Desde a aparição dos primeiros casos no país, os veículos de comunicação têm sido duramente criticados por Bolsonaro. No último fim de semana, Mandetta também reclamou dos jornais, ao dizer que a imprensa é “tóxica”. Ontem, o ministro se desculpou.

Segundo Toffoli, “não existe um estado democrático de direito sem um Judiciário independente, sem uma advocacia que possa ter a liberdade de ter a coragem de dizer o que precisa ser dito, sem ter uma imprensa livre, uma imprensa que também possa dizer e trazer luz aos fatos, e mostrar os fatos”. O presidente do STF insistiu sobre a importância da informação transparente e confiável. “Os fatos, eles estão aí, não podemos desrespeitar. Não há como querer esconder fatos, num estado democrático de direito, isso não existe, não há como deturpar os fatos”, alertou Toffoli. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags