Politica

Diretor da OMS reforça políticas públicas após declaração de Bolsonaro

Na manhã de terça-feira (31/03), o presidente do Brasil descontextualizou e distorceu fala de Tedros Adhanom para embasar discurso em prol à normalização das atividades econômicas

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 16:58
Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom GheybresusO Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Gheybresus, voltou a pedir políticas públicas para trabalhadores mais prejudicados em meio à crise econômica desencadeada no contexto da pandemia do Covid-19. Depois de tomar conhecimento de uma análise distorcida da fala dele pelo presidente Jair Bolsonaro, Tedros reiterou, nesta terça-feira 31/03), a necessidade de espírito de solidariedade aos mais vulneráveis, afastando a interpretação feita pelo presidente da República de que os governantes devem flexibilizar as medidas de isolamento para esse público. 

“Pessoas sem receitas regulares ou nenhuma reserva financeira merecem políticas sociais que assegurem a dignidade e permitam que cumpram medidas de saúde pública contra o Covid-19 passadas pelas autoridades de saúde nacional e pela OMS”, postou Tedros na página pessoal do Twitter. Ele reforçou, ainda, que entende a situação vivida por pessoas que dependem do trabalho diário para suprir necessidades básicas. “Eu cresci pobre e entendo essa realidade. Chamo os países a desenvolverem políticas que promovam proteções econômicas para as pessoas que não podem receber ou trabalhar nesse contexto”, escreveu, medindo, ao final da mensagem, solidariedade. 

As postagens reiteram o discurso que fez à imprensa na segunda-feira (30/03), ocasião em que o diretor-geral da OMS  falou sobre os trabalhadores informais. Ele ressaltou que cada país é diferente e precisa respeitar e adaptar as medidas contra o coronavírus, além de chamar a atenção dos governantes para as populações mais carentes, que precisam trabalhar diariamente para comer. O chefe da OMS disse, ainda, que as ações governamentais precisam considerar as pessoas mais vulneráveis, "porque todo indivíduo importa".

Saiba Mais

Jair Bolsonaro se aproveitou do tema para embasar o  discurso de normalização das atividades econômicas. Segundo Bolsonaro, Tedros falou "praticamente" que os informais "têm que trabalhar" durante a crise causada pela pandemia do coronavírus. No entanto, o presidente não contextualizou a fala e omitiu o recado dado aos governantes de que cabe a eles auxiliar com a promoção de políticas públicas. 

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de fortalecimento de medidas que promovam o distanciamento social, impeçam aglomerações e atividades que favoreçam a disseminação do vírus por meio do contato próximo de pessoas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags