Politica

Mandetta: "No momento, vamos fazer sim o máximo de distanciamento social"

Em coletiva de imprensa, Mandetta reconheceu que o 'estanque absoluto não é bom para ninguém', mas ressaltou que neste momento, é preciso manter o máximo do isolamento social.

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 21:09
Em coletiva de imprensa, Mandetta reconheceu que o 'estanque absoluto não é bom para ninguém', mas ressaltou que neste momento, é preciso manter o máximo do isolamento social.O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a reforçar nesta terça-feira (31/3) as medidas de isolamento social sugeridas pela própria pasta e adotadas pelos estados do Brasil. Em coletiva de imprensa, Mandetta reconheceu que o “estanque absoluto não é bom para ninguém”, mas ressaltou que neste momento, é preciso manter o máximo do isolamento social. 

“No momento, vamos fazer sim o máximo de distanciamento social, o máximo de permanência dentro das nossas residências para que a gente possa, quando estivermos mais preparados, ir liberando e monitorando pela epidemiologia. São trabalhos de muita precisão para a gente poder movimentar”, disse. 

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro foi na contramão das medidas sugeridas pelo Ministério da Saúde e adotadas pelos governadores dos estados. O chefe do Executivo chegou a dizer que iria sugerir o isolamento vertical.

O ministro Mandetta disse que ainda é cedo para avaliar o alcance das medidas de isolamento social, mas reforçou a importância do mesmo. “Se a gente volta para uma atividade agora, pode acontecer de daqui a duas, três semanas, a gente ter uma ascendência nos casos e não termos equipamentos. Logo, a gente pode ter que ir para um lockdown total para proteger os nossos trabalhadores”, afirmou. 

Para analisar o grau de benefício das medidas adotadas, segundo o ministro, é preciso esperar duas semanas para ver como isso vai se replicar nos próximos 14 dias, tempo de incubação da doença. 

Casos

Saiba Mais

O Brasil fechou março, mês em que o país registrou o primeiro óbito pelo novo coronavírus, com 5.717 casos confirmados e 201 óbitos. A letalidade do vírus no país continua sendo de 3,5%. 

Em nova apresentação da investigação das vítimas do Covid-19 do país, o maior grupo de risco continua sendo pessoas acima de 60 anos. Sendo que a maioria delas também possuía alguma comorbidade. Das 181 das 201 mortes foram investigadas e 89% das vítimas tinha 60 anos ou mais. 84% apresenta pelo menos um fator de risco. Entre os principais, estão a cardiopatia, diabetes e pneumopatia. Na contramão, 28 casos de pacientes que evoluíram para óbito não tinham nenhum tipo de comorbidade. Destes, cinco têm menos de 60 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags