Politica

Bolsonaro diz que não houve golpe militar em 1964

Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que que o Marechal Castelo Branco foi eleito de acordo com a Constituição

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 21:56
Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que que o Marechal Castelo Branco foi eleito de acordo com a ConstituiçãoAo se referir ao dia 31 de março de 1964, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que que o Marechal Castelo Branco foi eleito de acordo com a Constituição e que não houve golpe militar. Na noite desta terça-feira (31), aniversário da data, por meio das redes sociais, Bolsonaro publicou: 

“- 31/Março/64, um pouco de História:

- 02/abril/64: o Congresso declara vago o cargo de Presidente da República. Assume o Deputado Ranieri Mazzilli.

- 11/abril/64: em eleições indiretas o Congresso elege o Marechal Castelo Branco como Presidente da República, de acordo com a Constituição de 1946.

- 15/abril/64: assume a presidência o Marechal Castelo Branco.

- A verdade: o Marechal foi eleito de acordo com a Constituição e não houve golpe em 31 de março.”

Pela manhã, Bolsonaro se referiu ao aniversário da data como o "grande dia da liberdade". 

O vice-presidente Hamilton Mourão também exaltou o golpe em publicação. "Há 56 anos, as FA intervieram na política nacional para enfrentar a desordem, subversão e corrupção que abalavam as instituições e assustavam a população. Com a eleição do General Castello Branco, iniciaram-se as reformas que desenvolveram o Brasil", escreveu.

Saiba Mais

Ontem, (30) o Ministério da Defesa divulgou a Ordem do Dia, um texto no qual afirmou que a data do golpe militar no dia 31 de março de 1964 foi um movimento que representou um "marco para a democracia. Muito mais pelo que evitou".

Durante o período, ocorreu o fechamento do Congresso, tortura, mortes e censura à imprensa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags