Politica

Vídeo falso e novas desculpas

Um dia depois de um pronunciamento considerado equilibrado, Bolsonaro se desdiz, posta imagens de um irreal desabastecimento na Ceasa de BH, e é desmascarado. Postagem foi removida e presidente disse que não checou veracidade

Correio Braziliense
postado em 02/04/2020 04:03
Um dia depois de um pronunciamento considerado equilibrado, Bolsonaro se desdiz, posta imagens de um irreal desabastecimento na Ceasa de BH, e é desmascarado. Postagem foi removida e presidente disse que não checou veracidade

Poucas horas depois de mudar o tom do discurso e pedir, em pronunciamento à nação, um pacto nacional contra o avanço do novo coronavírus, Jair Bolsonaro voltou a atacar as medidas de isolamento social, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para proteger a população. Sem citar nomes, o presidente compartilhou, ontem, nas redes sociais, um vídeo para criticar os governadores e prefeitos que cumprem as normas sanitárias. Após a descoberta de que a postagem era uma fake news, o vídeo foi apagado, mas os internautas não perdoaram e criaram o #BolsonaroDay, em alusão ao 1° de abril, o Dia da Mentira. Foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. À noite, em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, o presidente se desculpou pela postagem e justificou por que a retirou da sua conta. Também usou o Facebook para se retratar.

“Não é um desentendimento entre o presidente e alguns governadores e alguns prefeitos. São fatos e realidades que devem ser mostradas. Depois da destruição, não interessa mostrar culpados”, escreveu o presidente, ao compartilhar um vídeo que, supostamente, mostrava um desabastecimento na Ceasa de Belo Horizonte (MG) no dia de ontem.

Nas imagens, um homem reclamava da situação. “Não vamos esquecer não, tá. A culpa disso aqui é dos governadores porque o presidente da República está brigando incessantemente para ter uma paralisação responsável”, dizia o autor do vídeo.

Porém, a Rádio CBN noticiou ter descoberto que a gravação foi feita num horário de limpeza do local, quando a movimentação na Ceasa é pequena. Ontem, a emissora publicou no Twitter um vídeo para mostrar que não estava havendo desabastecimento na Ceasa de BH. Imagens aéreas da Rede Globo também foram transmitidas para desmentir a postagem do presidente da República. Após a repercussão nas redes sociais, Bolsonaro apagou o post.

Críticas
Essa nova controvérsia, criada no dia em que o país contabilizou 242 mortes e 6.880 casos de Covid-19, reforçou as incertezas sobre os reais objetivos do presidente e foi alvo de um turbilhão de críticas. Uma das mais contundentes foi a do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ): disse que Bolsonaro “não é apenas dono de endereço no twitter”, mas o chefe do Executivo Federal, e precisa ser mais “cuidadoso”.

“Ontem [terça-feira], o discurso do presidente foi elogiado por muitos. Muitas pessoas que defendem o presidente elogiaram o discurso. Tem uma parte importante da sociedade que quer o diálogo, não quer os conflitos. Ele foi na linha. Mas, hoje, o tuíte foi contra o que ele colocou. Essas informações desencontradas geram preocupação em toda a sociedade”, disse Maia.

“E o Twitter do presidente deveria ter esse cuidado maior em relação ao que posta. Ele é o presidente da República, e quando fala pelo twitter, fala como presidente. Um cuidado maior com os posts ajuda. Vindo do presidente, passa como informação verdadeira e pode gerar preocupação e pânico maior na sociedade”, alertou o parlamentar.

Horas depois, Bolsonaro pediu desculpas, durante entrevista ao Datena, da Band TV, por ter postado o vídeo falso: “Eu quero me desculpar. Não houve a devida checagem do evento. Pelo que parece, aquela central de abastecimento estava em manutenção. Então, quero me desculpar publicamente. Foi retirado o vídeo rapidamente e acontece. A gente erra na notícia e eu tenho humildade em me desculpar sobre isso aí. Agora, em parte, tivemos contato com a Ceasa, a Ceagesp, em São Paulo,  tem caído realmente o fluxo de entrada de alimentos. Espero que não caia mais do que já caiu porque, quando se fala em hortifrúti, até conversei com Tereza (Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) hoje, se chegar ao ponto de haver interrupção da produção, se leva de 60 a 90 dias para voltar a normalidade no tocante ao hortifruti e granjeiros”.

Pelo Facebook, Bolsonaro tornou a pedir desculpas: “Foi publicado em minhas redes sociais um vídeo que não condiz com a realidade para com o Ceasa/MG. Minhas sinceras desculpas pelo erro”, escreveu. E postou um vídeo da real situação da Ceasa, com movimento dos feirantes.

Em vídeo, Noé Xavier da Silva, presidente da Associação Comercial da Ceasa, rebateu a fake news e negou que estivesse ocorrendo o desabastecimento. “Ontem, 31 de março, enquanto a Ceasa Minas realizava a limpeza do mercado livre do produtor, circulou um vídeo na internet indicando desabastecimento em nosso entreposto. Esse fato não é verdade. O mercado segue firme para garantir a alimentação de mais de 400 municípios em Minas Gerais”, garantiu.

A assessoria de comunicação da Ceasa garantiu que não há falta de produtos e o abastecimento segue normamente. Medidas também foram adotadas para evitar o coronavírus, como a higienização dos boxes e dos locais onde são comercializados os produtos. Desde o dia 23, menores de 14 anos e maiores de 60 também não podem frequentar as instalações.




Senador elogia mudança de postura
O senador major Olímpio (PSL-SP) classificou como positivo o discurso de Jair Bolsonaro, transmitido em cadeia nacional na terça-feira, por ter amenizado sua posição sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus. Mas considerou errado ter usado declarações do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, para justificar a tese pessoal do presidente de que a quarentena não pode afetar a economia a ponto de prejudicar as camadas mais pobres da população. Em entrevista ao programa CB.Poder, uma parceria do Correio com a TV Brasília, Olímpio deu pouca importância aos panelaços durante os pronunciamentos do presidente –– para ele, é algo da democracia. “Quem está na chuva é pra se molhar mesmo. Há um segmento da sociedade questionando Bolsonaro”, frisou.




"Quero me desculpar publicamente. Foi retirado o vídeo rapidamente e acontece. A gente erra na notícia, e eu tenho humildade em me desculpar sobre isso aí"
Jair Bolsonaro, se justificando em entrevista no programa apresentado por José Luiz Datena





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags