Politica

42% dos brasileiros acham governo Bolsonaro ruim ou péssimo, diz pesquisa

Levantamento realizado pela XP Investimentos registrou aumento das avaliações negativas ao presidente da República. Além disso, apenas 28% aprovam o seu governo

Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 12:26
Levantamento realizado pela XP Investimentos registrou aumento das avaliações negativas ao presidente da República. Além disso, apenas 28% aprovam o seu governoUma pesquisa feita pela XP Investimentos entre os dias 30 de março e 1º de abril para avaliar a atuação do presidente Jair Bolsonaro revelou que quase metade da população nacional está insatisfeita com o seu governo. Segundo o levantamento, 42% dos brasileiros classificaram como "ruim ou péssima" a gestão do mandatário do país.

O material, divulgado mensalmente, tem registrado uma tendência de queda da avaliação positiva do governo Bolsonaro e um aumento das avaliações negativas. Na pesquisa anterior, por exemplo, o percentual que desaprovava a sua gestão era de 36%.

Já as pessoas que avaliaram como "ótimo ou bom" o trabalho efetuado pelo presidente caíram de 30% para 28%. De todas as pesquisas realizadas pela XP Investimentos desde que Bolsonaro assumiu a presidência, esta foi a primeira vez que o percentual de aceitação do seu governo ficou abaixo dos 30%.

Saiba Mais

A forma como Bolsonaro tem tratado a pandemia do novo coronavírus foi fator determinante para os resultados. De acordo com 44% dos entrevistados, a ação do presidente para combater a Covid-19 tem sido ineficaz. Apenas 29% consideraram como positivo o seu enfrentamento à crise sanitária.

A atuação dos profissionais de saúde, segundo a pesquisa, é a que tem melhor avaliação no enfrentamento à crise. São 87% os que dizem avaliá-la como "ótima ou boa". Entre agentes públicos, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o Ministério da Saúde são os mais bem vistos pela população: 68% têm avaliação positiva e 7%, negativa. Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o Ministério da Economia, os números são 37% e 18%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags