Politica

Conflitos entre Bolsonaro e Mandetta deixam governadores fortalecidos

No campo oposto, Bolsonaro vê seu capital político diminuir

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 06:00
Homem sentado e sérioNo confronto entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que quase foi exonerado na última segunda-feira, quem sai fortalecido são os governadores. Conquistaram alta popularidade diante da população –– como aponta recente pesquisa de opinião –– por serem firmes na defesa de medidas restritivas, conforme recomenda o Ministério da Saúde, e darem respostas rápidas às demandas impostas pelo combate à pandemia. No campo oposto, Bolsonaro vê seu capital político diminuir.

Paulo Calmon, diretor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), avaliou a relação entre os chefes de executivo como conflituosa. “Há uma crise dentro da estrutura de governo no sentido de que as determinações do presidente, dos governadores e dos prefeitos se chocam. Quem está mais próximo da população tem percepção mais clara e intensa dos problemas e riscos aos quais é submetida. Porém, o que poderia ser resolvido numa mesa de negociação está ganhando tonalidade de conflito político, e quase partidário. Há uma névoa de interesses permeando esse conflito”, afirma.

Isso compromete a governabilidade, segundo Calmon, e traz consequências ao combate à pandemia, pois confunde a população. Ele também acredita que está faltando a figura do estadista. “Aquela liderança que pensa primeiro no país e, em segundo lugar, nas consequências eleitorais. Os governadores cresceram, porque assumiram postura de estadistas.”

O protagonismo dos governadores decorre da obediência às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), no entendimento de Alexandre Rollo, especialista em direito eleitoral e diretor da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo. “O presidente, lamentavelmente, só vê as eleições de 2022. Então, pensa é que os outros estão fazendo a mesma coisa. Os governadores estão seguindo as orientações e Bolsonaro quer politizar”, frisou.

Para ele, o presidente quer se capitalizar ao mostrar preocupação com a economia, que é uma responsabilidade federal. “Não quer que a economia quebre, porque não quer que as pessoas dependam muito dos programas de governo. Mas a vida vem em primeiro lugar”, cobrou.

Para o cientista político da Arko Advice, Cristiano Noronha, o desempenho dos governadores é bom no curto prazo, mas é preciso pensar na durabilidade dessa popularidade. “Quem está determinando medidas mais restritivas ganhou a confiança da população. Mas, no médio prazo, essa popularidade vai depender muito das medidas que adotarem quando o desemprego bater mais forte em cada um desses estados. Ou quando a doença atingir mais comunidades, aumentando a pressão nos hospitais”, ressaltou.

Por enquanto, segundo Noronha, há concordância de parte da população em relação à necessidade de medidas restritivas, mas essa “lua de mel” pode entrar em crise brevemente. “Vão precisar agir para minimizar o impacto da doença no sistema de saúde ou na adoção de horários diferentes para evitar aglomeração no transporte público. São medidas que também serão avaliadas pela população”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags