Politica

'Nós vamos trabalhar juntos até o momento de sairmos juntos', diz Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que não aceitou a demissão do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira

Correio Braziliense
postado em 15/04/2020 17:21
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que não aceitou a demissão do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira (esquerda) Em meio a crise da pandemia do novo coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, nesta quarta-feira (15/4), que não aceitou a demissão do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira. Ao lado de Oliveira e do secretário-executivo, João Gabbardo, Mandetta afirmou que fez questão de participar da coletiva por causa dos ruídos sobre a saída da equipe do Ministério da Saúde. O ministro declarou que todos continuarão trabalhando juntos até o momento de deixar o órgão, também juntos.
 
"Hoje teve muito ruído por causa do Wanderson. O Wanderson falou que mandou para o setor dele falando que ia sair, aquilo chegou para mim e eu já falei que não aceito. O Wanderson continua, está aqui e acabou esse assunto. Nós vamos trabalhar juntos até o momento de saírmos juntos do Ministério da Saúde", afirmou Mandetta logo no início da coletiva feita para atualizar os dados nacionais dos casos do novo coronavírus.

Saiba Mais

A coletiva, que sempre teve o teor mais técnico, ganhou um tom político de despedida. Apesar de demonstrar conformidade com a substituição, que deve ser feita ainda nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro, Mandetta afirmou que não pedirá demissão.

"Eu deixei muito claro aqui pra vocês que deixo o Ministério da Saúde em três situações. Uma quando o presidente não quiser mais o meu trabalho; a segunda quando, se eventualmente, imagina se eu pegar uma gripe dessa e tenho que ser afastado por forças além da minha vontade. E a terceira quando eu sentir que meu trabalho feito já não é mais necessário que seja continuado", reafirmou. 

Nos bastidores, a demissão de Mandetta é esperada pelos servidores da Saúde. Alguns acreditam que o ministro deixe o cargo ainda esta semana. O presidente Jair Bolsonaro estaria procurando um substituto para ocupar o cargo de Mandetta. 

"O importante é que seja lá quem o presidente colocar no Ministério da Saúde, que ele confie e que dê as condições para que a pessoa possa trabalhar baseado na ciência, nos números, nas transparências dos casos, para que a sociedade, junto com seus governadores e prefeitos, tomem as melhores decisões", declarou Mandetta.

Visões diferentes

O gestor do Ministério da Saúde afirmou que um conjunto de informações, baseadas na ciência, o levou a ter uma conduta de cautela. "Ninguém é dono da verdade. Eu não sou, o Wanderson não é e o Gabbardo não é. Temos um conjunto de informações que nos levam a ter essa conduta de cautela. Parece que eu sou contra o presidente e o presidente é contra mim, não, são visões diferentes do mesmo problema. Se tivesse uma visão única seria um problema muito fácil de solucionar", afirmou.

Apesar de declarar que compreende o desejo do presidente em adotar outra posição, como a diminuição do distanciamento social, ao citar o isolamento vertical, Mandetta fez críticas ao uso do termo e se opôs claramente as opiniões do deputado Osmar Terra, aliado de Bolsonaro.
 
Apesar de declarar que compreende o desejo do presidente em adotar outra posição, como a diminuição do distanciamento social, ao citar o isolamento vertical, Mandetta fez críticas ao uso do termo e se opôs claramente as opiniões do deputado Osmar Terra, aliado de Bolsonaro.
“Têm ex-secretários de saúde que verbalizam diariamente que acham que o caminho é outro. O deputado Osmar Terra, por exemplo, todo dia ele fala: o caminho está errado. Existem pessoas que acreditam fielmente e criam essas teorias de negócio vertical, oblíquo, horizontal, não sei de onde vem essas angulações, mas acreditam fielmente”, disse Mandetta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags