Politica

Mandetta e linha de frente do Ministério da Saúde discutem transição

O secretário Wanderson de Oliveira, que chegou a pedir demissão, disse que ficaria à disposição para dar continuidade aos trabalhos. Cotado para assumir a posição de Mandetta, o secretário João Gabbardo afirmou que sairia com o ministro

Correio Braziliense
postado em 15/04/2020 18:29
O secretário Wanderson de Oliveira, que chegou a pedir demissão, disse que ficaria à disposição para dar continuidade aos trabalhos. Cotado para assumir a posição de Mandetta, o secretário João Gabbardo afirmou que sairia com o ministroApós uma semana de impasse e incertezas em relação à demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta, a linha de frente do Ministério da Saúde colocou as cartas sobre a mesa e falaram abertamente sobre a transição de cargos em meio aos trabalhos para conter o Covid-19. “Queremos dar total condição a quem venha trabalhar, não estamos aqui para dificultar a vida de absolutamente ninguém”, disse Mandetta durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (15/04). “Mas claramente esse caminho não é o que tem a ressonância para que ele possa ser conduzido dessa maneira”, ponderou. 

Questionado se foi informado pelo próprio presidente Bolsonaro sobre a eminente demissão, Mandetta disse que se trata de uma situação pública e acrescentou: “Não somos insubstituíveis, em nenhum momento falamos que somos. São visões diferentes. O ministro afirmou que há muitas alternativas, profissionais experientes, apesar de acreditar que a linha seguida atualmente pela pasta é a correta. “Ele (Bolsonaro) externa que quer outro tipo de posição por parte do Ministério da Saúde que eu, baseado no que nós recebemos, baseado em ciência, tenho esse caminho para oferecer.

Saiba Mais

Nome cotado para permanecer no lugar de Mandetta, o atual secretário-executivo, João Gabbardo, negou a intenção. “Tenho compromisso com o ministro Mandetta. No dia que ele sair, saio junto com ele”. No entanto, ele se colocou à disposição para atuar durante o período de transição. “Entrei no Ministério da Saúde muito jovem. Ano que vem completa 40 anos, então eu não vou jogar no lixo esse meu patrimônio. Se o presidente indicar uma nova equipe, não vou abandonar o barco, vou ficar todo tempo necessário para fazer a transição com tranquilidade. Não podemos por qualquer razão interromper isso, porque qualquer interrupção será muito significativa”, ponderou. 

Na mesma linha o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, indicou que iria permanecer no cargo até segunda ordem. “Os cargos eletivos são passageiros e dessa maneira estamos trabalhando para que quem quer que venha, dê continuidade ao trabalho da melhor maneira possível”. Wanderson chegou a entregar uma carta de demissão no setor onde trabalha, na manhã desta quarta-feira (15/04), mas o ministro não aceitou a desistência. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags