Politica

Bolsonaro ataca Rodrigo Maia: "Péssima atuação"

"Ele tem que me respeitar como chefe do Executivo", disse

Correio Braziliense
postado em 16/04/2020 20:32
O presidente Jair Bolsonaro atacou abertamente o presidente da Câmara, Rodrigo Maia na noite desta quinta-feira (16/4) em entrevista à CNN.

Ao comentar sobre projetos na economia e a verba prevista no plano de socorro aos estados aprovado pela Câmara dos Deputados e que agora tramita no Senado, Bolsonaro apontou: "O que nós projetamos na economia para a Previdência praticamente foi engolido em poucos meses. Eu não vou trair  a minha consciência e deixar de falar a verdade nessas questões. Eu lamento a posição do Rodrigo Maia nessa questões, lamento muito a posição dele que resolveu ele assumir o papel do Executivo com ataques bastante contundente à nossa posição. Ele tem que entender que ele é o chefe do Legislativo. Eu respeito ele. Ele tem que me respeitar como chefe do Executivo. Lamentavelmente, não o Congresso ou a Câmara dos Deputados, o senhor Rodrigo Maia é uma pessoa que resolveu não conversar com mais ninguém", disse Bolsonaro.

Maia disse que o momento é de tentar reduzir os danos causados pelo coronavírus à vida dos brasileiros e que prefere não responder aos ataques do presidente da República. "O presidente joga pedras e o parlamento joga flores", disse Maia em entrevista à CNN Brasil, ironizando as palavras do chefe do Executivo.

E emendou: “Tem uma questão de números. Apesar de não ser economista, ele tem um bom entendimento até pelo pai dele que foi economista. Tem. Não pode agir dessa maneira pegar e jogar todos os governadores contra mim, fazendo uma pressão agora para que o Senado aprove essa proposta que está aí sem contrapartida. A gente não sabe a quanto pode chegar essa despesa vai ultrapassar a R$ 100 bilhões. A gente não aguenta isso."

O presidente então questionou: "Qual o objetivo do Sr. Rodrigo Maia? Resolver o problema ou atacar o presidente da República? Eu lamento o Rodrigo Maia já conversei várias vezes com ele a postura que ele vem tomando. Não quero no meu entender, mas me parece, eu sei que ele vai reagir depois, o sentimento que eu tenho é que ele não quer amenizar os problemas, combater o vírus e não deixar que a economia vá para o espaço. Ele quer atacar o governo federal, enfiando a faca no governo federal no sentido figurativo para resolver os problemas de outro lado. Agora, se isso tudo for aprovado e outras coisas virão pela forma como está se comportando, vão matar a galinha dos ovos de ouro que é o Brasil. Parece que a intenção é me tirar do governo. Parece que é isso daí. Quero crer que esteja equivocado. Mas os números mostram isso daí", continuou.

Segundo Bolsonaro, o ministro Paulo Guedes não tem mais contato com Maia. "Ele é o dono da pauta. A gente apela para ele. Parece que a intenção é me tirar do governo. Parece que é isso daí. Quero crer que esteja equivocado. Mas os números mostram isso daí. Parece que a intenção é outra por parte do Rodrigo Maia. Que ele está conduzindo o Brasil para o caos. Não temos como pagar uma dívida monstruosa que está aí, não temos recursos. Qual é a intenção?É esculhambar a economia para enfraquecer o governo para que eles possam voltar em 2022? Eu não estou pensando em política." 

E completou: "Não é uma luta aqui agora. Eu apelo ao Rodrigo Maia, de você contra o Brasil nem você contra mim  é uma luta nossa a favor do Brasil. Essas medidas são escandalosas que estão sendo aprovadas e essa forma de votação agora pela internet impede um debate melhor na Câmara sendo aprovado de forma açodada de modo para atender os governadores que fecharam, alguns, de forma excessiva a sua economia e a conta é altíssima. É ICMS que não foi arrecadado por eles nesse fechamento da economia bem como ICS nos municípios. Paulo Guedes fez uma proposta fez uma contrapartida contra a proposta do Rodrigo Maia que queria sequestrar 25% dos salários de todos os servidores e a propostas do Guedes foi mais amena no meu entender. Muito mais racional de não ter reajustes até 31 de dezembro do ano que vem", disse.

O presidente disse ainda que Maia sabe que o modo de conduzir as votações 'está errado'. "O Rodrigo Maia ele sabe que está errado a posição dele essa forma que ele está conduzindo as votações. No primeiro encontro com governadores há aproximadamente um mês eles mandaram um alerta nós fizemos videoconferência com todos ele e nós atendemos o que eles queriam e mais alguma coisa. Agora não houve um segundo momento de negociação, pegaram o plano Mansueto e resolveram simplesmente, a parte que interessava para eles, aprovar. A parte que não interessava, não aprovava".

Foi então que Bolsonaro escancarou seu discurso contra o presidente da Câmara: "O Brasil não merece o que o Sr. Rodrigo Maia está fazendo. O Brasil não merece a atuação dele dentro da Câmara. Não é o parlamento brasileiro. É a atuação dele. No meu entender, me desculpa, Rodrigo Maia, péssima a sua atuação. Quando se fala em diálogo, sabe qual é o teu diálogo. Esse tipo de diálogo não vai ter comigo. E não estou rompendo com o parlamento não, muito pelo contrário. É a verdade que tem que ser dita. E nós sabemos que o Brasil estava indo muito bem. Essa questão do vírus interessa para todos nós uma maneira de solucionar, mas dessa forma está aprofundando a crise, está botando uma conta no meu colo que vai chegar ao total na casa de R$ 1 bilhão e o Brasil não dispõe disso aí".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags