Politica

Frente de prefeitos rebate acusação

Correio Braziliense
postado em 17/04/2020 04:02
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, comentou as declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro de que estados e municípios tomaram medidas restritivas sem consultar o governo federal. Donizete disse que o chefe do Planalto faltou com a verdade. “A própria imprensa recebeu o ofício que mandamos, por duas vezes, pedindo orientações de como proceder diante das falas com relação à preocupação com a economia”, afirmou Donizete, em nota. “As decisões que tomamos foram porque não obtivemos respostas do presidente sobre como deveríamos nos portar diante da situação. E os prefeitos tinham que decidir. Como disse o presidente, na sua fala, melhor decidir do que pecar pela omissão. E assim nós fizemos”, frisou.

Na nota, a FNP lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta semana, por unanimidade, que estados e municípios têm autonomia para definir medidas de isolamento social no combate ao coronavírus. “No entendimento da Corte, o governo federal somente poderia definir como serviços essenciais as atividades de interesse nacional. Fora disso, cabe aos entes subnacionais regulamentarem quais serviços podem parar dentro de seus territórios”, destacou o comunicado.

Donizete disse que os prefeitos tiveram um bom relacionamento com Luiz Henrique Mandetta, demitido ontem do Ministério da Saúde. “A expectativa da diretoria da FNP é que o novo ministro, o médico oncologista Nelson Teich, mantenha a abertura para dialogar com as cidades que estão enfrentando a grande dificuldade tanto na área da saúde quanto, também, os reflexos na atividade econômica”, diz a nota. “Os prefeitos estão à disposição do novo ministro para, com ele, enfrentar essa pandemia. Acreditamos que a união é importante e esperamos obter o apoio necessário do governo federal para que possamos continuar cuidando, como disse o presidente, do povo brasileiro.”

“As decisões que tomamos foram porque não obtivemos respostas do presidente sobre como deveríamos nos portar diante da situação”
Jonas Donizette, presidente da FNP

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags