Politica

Sergio Moro anuncia pedido de demissão do governo de Jair Bolsonaro

A decisão ocorre após o presidente da República exonerar o diretor-geral da PF sem aviso e concordância do ex-juiz federal

Correio Braziliense
postado em 24/04/2020 11:00

Moro é o ministro mais popular do governo de Jair BolsonaroO ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou que deixará o governo de Jair Bolsonaro. A decisão ocorre após o presidente da República ter exonerado, nesta sexta-feira (24/4), o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, sem aviso e concordância do ex-juiz federal.

Ao anunciar a saída, Moro acusou Bolsonaro de querer interferir politicamente na Polícia Federal, o que ele não pode aceitar. "O presidente também me informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no STF e que a troca seria oportuna na Polícia Federal por esse motivo", disse.

Bolsonaro havia anunciado ao ex-juiz a intenção de trocar o chefe da PF na quinta-feira (23/4). , o que se confirmou em pronunciamento feito pelo ministro no final da manhã desta sexta-feira.

Soma-se a isso que Moro também está inconformado com a proximidade de Bolsonaro com parlamentares do Centrão, como o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), cassado e condenado no processo do mensalão.

Popularidade

Peça importante e um dos pilares do atual governo federal, Moro é o ministro mais popular do governo de Jair Bolsonaro e é visto como um possível adversário do presidente na disputa de 2022.

Para virar ministro, Moro pediu exoneração do cargo de juiz federal, no qual se destacou em razão das ações penais que conduziu no âmbito da Operação Lava-Jato, em que foi responsável pela condenação e prisão de nomes importantes do cenário político, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Autonomia da PF

Moro havia garantido a delegados e agentes que garantiria a autonomia da PF, mesmo que tivesse que entrar em choque com interesses do presidente da República.


Ele entrou no governo ainda em janeiro do ano passado, após convite de Bolsonaro, que lhe prometeu um superministério da Justiça. A pasta, que tinha o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) na estrutura, foi sendo esvaziado ao longo do tempo, e perdendo força.

No ano passado, Bolsonaro tentou trocar, sem conversar com Moro, o superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Na época, a intensão, de acordo com avaliações internas, seria proteger o filho Flávio Bolsonaro de investigações que correm contra ele por suspeita de envolvimento em um esquema de rachadinha.

Investigações

Atualmente, a PF investiga um esquema de disseminação de fake news, que tem como alvo parlamentares, jornalistas e agentes políticos. Entre os eventuais alvos, está o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente.

Em outro inquérito, aberto pelo Supremo, deputados bolsonaristas estão na mira de uma investigação que apura quem são organizadores e .  

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags