Politica

Bolsonaro admite que pediu investigações à PF no caso Marielle

Presidente recorreu à corporação para comprovar que um dos filhos dele não namorou a filha do ex-policial militar Ronnie Lessa, suspeito de ter feito os disparos que mataram a vereadora carioca em 2018

Correio Braziliense
postado em 24/04/2020 20:00
Presidente recorreu à corporação para comprovar que um dos filhos dele não namorou a filha do ex-policial militar Ronnie Lessa, suspeito de ter feito os disparos que mataram a vereadora carioca em 2018Após o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro revelar nesta sexta-feira (24/4) que o presidente Jair Bolsonaro teria tentado interferir em investigações da Polícia Federal, o próprio mandatário revelou que já fez pedidos pessoais à corporação desde que assumiu o Palácio do Planalto. Apesar de não considerar como interferência, Bolsonaro admitiu que recorreu à PF em pelo menos três oportunidades, uma delas para provar que não havia nenhum vínculo entre a família dele e a do ex-policial militar Ronnie Lessa, suspeito de ter feito os disparos que mataram a vereadora Marielle Franco, em março de 2018.

Com a prisão de Lessa, em março do ano passado, um dos delegados que investigava o crime informou que Jair Renan, filho de Bolsonaro, já havia namorado com uma filha do ex-PM. Tanto o presidente quanto Lessa têm casa no Condomínio Vivendas da Barra (RJ). Intrigado com a informação, Bolsonaro primeiro consultou o filho e o pediu para “abrir o jogo”. Como resposta, Jair Renan disse que havia “saído com metade do condomínio” e que não se lembrava “dessa menina, se é que esteve com ela”.

Dessa forma, Bolsonaro procurou pessoalmente a Polícia Federal para que Lessa, preso presídio de segurança máxima de Mossoró (RN), fosse interrogado sobre o assunto. “E aí eu fiz um pedido para a Polícia Federal, quase com um 'por favor': chegue em Mossoró e interrogue o ex-sargento. Foram lá, a PF fez o seu trabalho, interrogou e está comigo a cópia do interrogatório, onde ele diz simplesmente o seguinte: a minha filha nunca namorou o filho do presidente Jair Bolsonaro, a minha filha sempre morou nos Estados Unidos”, revelou Bolsonaro.

O presidente disse que não visava se blindar a partir da atitude. Contudo, ele reclamou que Moro não tenha feito nada para descobrir alguma informação. “Mas eu é que tenho que correr atrás disso? Ou é o ministro? Não é a Polícia Federal que tem que se interessar? Não é para me blindar porque eu não estou em busca de um crime”, ponderou.

Devido à história, Bolsonaro admitiu que retirou Ricardo Saadi da superintendência da PF do Rio de Janeiro. Quando o retirou do posto, em agosto do ano passado, ele disse que a troca foi por motivos de "gestão e produtividade".  

“Sugeri a troca de dois superintendentes, entre 27. O do Rio, a questão do porteiro. A questão do meu filho, 04, o Renan, que agora tem 20, 21 anos de idade. Quando, no clamor da questão do porteiro, do caso Adélio, que os dois ex-policiais teriam ido falar comigo, também apareceu que o meu filho 04 teria namorado a filha desse ex-sargento.”

Ainda no caso Marielle, o presidente também revelou que teve de “implorar” para a Polícia Federal apurar o depoimento de um porteiro do condomínio que afirmou ter falado pelo interfone com Bolsonaro no dia da morte da vereadora. 

Segundo o relato do porteiro, ele teria escutado a voz do “seu Jair” em determinado momento de 14 de março de 2018, data do assassinato de Marielle. Naquele dia, o também ex-policial militar Élcio Queiroz, também suspeito de participar da morte da vereadora, foi até o condomínio para encontrar Ronnie Lessa e teria alegado no momento de entrar no complexo habitacional que iria até a casa de Bolsonaro, conforme a versão do porteiro. O presidente, no entanto, estava na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Será que é interferência pedir à PF, quase que implorar via ministro, para que fosse apurado o caso Marielle no caso do porteiro? Se eu não pedisse para o meu filho ir na portaria e filmar a secretária eletrônica, talvez até hoje ficasse a dúvida para todos que eu poderia estar envolvido nisso”, frisou. 

“Será que é interferir na PF, exigir uma investigação sobre esse porteiro, (saber) o que aconteceu com ele? Ele foi subornado, ele foi ameaçado, ele sofre das faculdades mentais? O que aconteceu pra ele falar com tanta propriedade sobre um fato que, segundo ele, existiu há praticamente um ano atrás? Com todo o respeito a todas as vidas do Brasil. Acredito que a vida do presidente da República tem um significado, porque, afinal de contas, é o chefe de Estado. Isso é interferir na PF? Cobrar isso da sua PF?”, acrescentou Bolsonaro.

Saiba Mais

O terceiro episódio em que ele pediu à Polícia Federal uma investigação foi para descobrir que mandou matá-lo em setembro de 2018, quando ele foi atacado com um golpe de faca durante campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG). Para Bolsonaro, houve mais preocupação de Moro em investigar o crime de Marielle do que o atentado a ele. 

“Será que é interferir na Polícia Federal, quase que exigir, implorar a Sergio Moro, que apure quem mandou matar Jair Bolsonaro? A PF de Sergio Moro mais se preocupou com Marielle do que com seu chefe supremo. Cobrei muito deles aí, não interferi”, reclamou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags