Politica

"Não se pode brincar com as instituições", diz Gilmar Mendes

Ministro do Supremo afirmou que não se pode usar as Forças Armadas como se fossem milícias, se referindo a protestos que pediram volta da ditadura

Correio Braziliense
postado em 27/04/2020 19:48
 Ministro do Supremo afirmou que não se pode usar as Forças Armadas como se fossem milícias, se referindo a protestos que pediram volta da ditaduraO ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou, nesta segunda-feira (27), protestos que ocorreram pedindo intervenção militar e um "novo AI-5". De acordo com o ministro, "não se pode usar as Forças Armadas como se fossem milícias".

De acordo com o ministro, esse tipo de ato é uma forma de exercer a "tirania". Gilmar tratou do assunto em uma live organizada pela Folha de S. Paulo. “Não se pode brincar com as instituições, não se pode brincar de tiranetes, de ditadura. Quem diz isso: 'ah, nós vamos usar as Forças Armadas para fechar o Supremo ou fechar o Congresso' está usando as Forças Armadas, que são instituições do Estado, como se fossem suas milícias. Isso é absolutamente impróprio e injurioso para com as próprias Forças Armadas”, disse Gilmar.

Saiba Mais

As manifestações, que ocorreram em diversas cidades, estão na mira de um inquérito que corre no Supremo, aberto a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. Entre os alvos, estão deputados federais, suspeitos de participarem da organização e financiamento dos movimentos antidemocráticos. O presidente Jair Bolsonaro chegou a participar de um dos atos, em Brasília.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags