Politica

Bolsonaro coloca deputados do PSL para defendê-lo após polêmica do 'e daí'

A entrevista no Alvorada foi tumultuada, marcada por bate-boca. Nela, Bolsonaro creditou a governadores o aumento da crise no país

Correio Braziliense
postado em 29/04/2020 12:08

Deputados do PSL defendendo BolsonaroO presidente Jair Bolsonaro se defendeu, na manhã desta quarta-feira (29/4), sobre a frase dita, na noite dessa terça-feira (29/4), durante entrevista na entrada do Palácio da Alvorada, onde foi questionado sobre o aumento das mortes no país pelo nova coronavírus, o que fez com que o Brasil tivesse o número de óbitos ainda maior do que na China. O chefe do Executivo então disparou: “E daí? Lamento. Quer que que eu faça o que? Eu sou Messias, mas não faço milagre”.

Nesta quarta-feira, Bolsonaro tomou café com 25 deputados do PSL. Depois, levou parte dos parlamentares bolsonaristas para defendê-lo na porta da residência oficial, entre eles, os deputados Bibo Nunes, Carla Zambelli e Caroline de Tonni que, junto a ele, criticaram a imprensa sobre as notícias da última entrevista dada pelo chefe do Executivo.

O deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ), que teve a mulher e a filha presas ao desrespeitarem decreto estadual que limita o acesso à praia, assinado pelo governador Wilson Witzel, também esteve presente. 


Em uma entrevista tumultuada, marcada por bate-boca, Bolsonaro creditou a governadores o aumento da crise no país. Questionado sobre o decreto editado por ele que amplia a lista de serviços essenciais, Bolsonaro apontou para o governador de São Paulo, João Doria.

“As medidas restritivas são a cargo dos governadores e prefeitos. A imprensa tem que perguntar para o Doria porque tem mais gente perdendo a vida em São Paulo. Perguntar para ele que tomou todas as medidas restritivas que ele achava que devia tomar”, disparou.

Bolsonaro disse ainda que a imprensa não pode colocar na conta dele questões que ‘não cabem a ele “Não adianta a imprensa querer botar na minha conta estas questões que não cabem a mim. Não adianta a Folha de S.Paulo, O Globo, que fez uma manchete mentirosa, tendenciosa e querer botar a culpa em mim.

 

"Faltou o complemento", alega Bolsonaro

Em seguida, questionado se não havia dito a frase de nessa terça, Bolsonaro se mostrou irritado. "Você não botou o complemento! Você não botou o complemento!".Os profissionais então perguntaram qual seria o complemento. "A Globo não tem moral. Vocês não têm moral. Você é um mentiroso, a Globo é mentirosa", respondeu. Os repórteres então repetiram o questionamento.

"O complemento é que que eu lamento. Está lá. Falei aqui. Perguntei, tinha pelo menos duas TVs ao vivo. Mesmo ao vivo... A Globo tem que se definir. Eu não vou pagar para vocês falarem a verdade nem bem de mim. Não vou pagar para a Globo escrever a verdade ou falar bem de mim. Perguntem para o Doria a questão de óbitos que estão acontecendo. Ele tomou todas as medidas restritivas. O Supremo decidiu quem decide essas questões são governadores e prefeitos, então cobrem deles”, reagiu Bolsonaro.

“E dai?”

Nessa terça-feira, o chefe do Executivo foi perguntado sobre o número de óbitos no Brasil por conta do novo Covid-19. Ele então disparou: E daí? Lamento. Quer que que eu faça o que? Eu sou Messias, mas não faço milagre”.

 

Bolsonaro disse ainda que quem apresenta os números é o ministro da Saúde, Nelson Teich.  “O ministro que apresenta. Ele pegou o ministério andando,. As mortes de hoje, a princípio, essa pessoas foram infectadas há duas semanas. A princípio. É o'que eu digo para vocês: O vírus vai atingir 70%  da população, infelizmente é uma realidade”.

 

"Eu tenho que falar com o ministro, ele que fala de número. Eu não falo sobre a questão da saúde. Talvez eu leve na quinta-feira para fazer uma live aqui. Ninguém nunca negou que teríamos mortes", disse.

 

Depois de perguntar se a entrevista estava sendo transmitida ao vivo, Bolsonaro baixou o tom. “Alguém está ao vivo aí, por acaso? Todo mundo? Meu Brasil, aquele abraço. A gente lamenta a situação que nós estamos atravessando com o vírus. Nos solidarizamos com as famílias que perderam seus entes queridos que em grande parte eram pessoas idosas, tá ok? Mas é a vida. Amanhã vou eu", disse.

"Logicamente que a gente quer, se um dia morrer, ter uma morte digna né e deixar uma boa história pra trás. O que eu mais quero é com a graça de Deus entregar o Brasil muito melhor do que eu recebi pra quem vier me suceder. Deus está conosco. Eu acredito em Deus, tenho fé. Respeito quem não tem a religião e esse é o Brasil: livre. O que eu mais quero é a liberdade e a democracia em meu país. Agora dói no coração quando tem um fake news ai em cima da gente”, concluiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags