Politica

Brasil lança Estratégia de Governo para digitalização de serviços públicos

Plano do Governo Federal também tem como objetivo incentivar digitalização em estados e municípios

Jailson R. Sena*
postado em 29/04/2020 16:22
Pessoa usando computadorO governo brasileiro lançou a Estratégia de Governo Digital 2020-2022, publicada no Decreto 10.332 do Diário Oficial da União desta quarta-feira (29/4) e válida para todo o país. O plano traça o caminho da digitalização de 100% dos serviços públicos no âmbito federal, sem que o cidadão saia de casa e enfrente filas, por exemplo.

Outro objetivo é incentivar que estados e municípios ampliem a oferta de serviços digitais e ajudem a encerrar de vez a era do papel. Com os efeitos provocados pelo coronavírus, documentos e serviços imprescindíveis para a população são obtidos em algumas horas de forma on-line, como a carteira de trabalho digital, solicitação de auxílio emergencial de R$ 600 e o seguro-desemprego do empregado doméstico.

[SAIBAMAIS];Com a pandemia do Covid-19, ficou ainda mais evidente a necessidade de serviços digitais que atendam a população de forma rápida e eficaz. O objetivo deste governo é facilitar e modernizar a vida do cidadão brasileiro. A Estratégia de Governo Digital caminha para esta meta;, afirma o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira.

Após a aplicação da nova Estratégia de Governo Digital, a partir deste ano, a previsão de economia para o governo federal em cinco anos é de R$ 37,9 bilhões, ao todo. Ao poupar gastos nesse patamar, o objetivo é que o poder público consiga reverter esses recursos para onde o cidadão mais precisa, qualificando serviços como os da saúde, educação, assistência social e Previdência.

*Estagiário sob supervisão de Fernando Jordão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação